A Assembleia Legislativa realiza, de 17 a 21 de novembro, a Semana da Consciência Negra 2025. Atividades como feira de afroempreendedorismo, audiência pública, seminário, oficinas, um Sarau do Solar Especial, Sessão Solene e entrega de prêmios integram a programação, elaborada pela comissão formada para organizar as atividades. A Mesa Diretora da ALRS homologou a Comissão Organizadora da Semana da Consciência Negra 2025, sob a coordenação da deputada Laura Sito.
A Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, instituída pela Resolução nº 3.045/2009 e regulamentada pela Resolução de Mesa nº 2.007/2025, realizada anualmente, integra a programação comemorativa do Dia Estadual da Consciência Negra e contempla atividades culturais, educativas e institucionais voltadas à valorização da história e da contribuição da população negra no Estado, ocasião em que também são concedidos o Prêmio Zumbi dos Palmares e o Troféu Deputado Carlos Santos.
Premiações
O Troféu Deputado Carlos Santos, instituído no art. 9º da Resolução n.º 3.045/2009, é conferido a personalidades que atuaram e/ou atuam em prol da comunidade negra.
O Troféu Deputado Carlos Santos, instituído no art. 9º da Resolução n.º 3.045/2009, é conferido a personalidades que atuaram e/ou atuam em prol da comunidade negra.
O Prêmio Zumbi dos Palmares foi instituído pela Resolução 3.005/2007 com o objetivo de reconhecer e homenagear personalidades ou entidades que atuaram e atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra.
As distinções serão entregues por ocasião da Sessão Solene Comemorativa ao Dia Estadual da Consciência Negra, dia 19 de novembro, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro.
Programação
Dias 17 a 21/11, das 8h30 às 18h30 – Exposição da Semana da Consciência Negra – Local: Espaço Carlos Santos (Palácio Farroupilha)
Dias 17 a 21/11, das 8h30 às 18h30 – Exposição da Semana da Consciência Negra – Local: Espaço Carlos Santos (Palácio Farroupilha)
Dia 17/11(segunda-feira)
- 10h – Abertura da Feira do Afroempreendedorismo – Apresentação de Dança Africana do Grupo Mumuilas – Local: Praça da Matriz
- 17h30 – Audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Pauta: debate sobre a PEC 27/2024, que cria o Fundo Nacional de Reparação da População Negra — mais de R$ 20 bilhões para combater desigualdades estruturais e garantir justiça permanente – Local: Salão Júlio de Castilhos
- 19h – Atividades culturais – apresentação musical Bloco das Pretas e Grupo SOS – Local: Praça da Matriz
Dia 18/11(terça-feira)
- 10h – Oficina de tranças africanas, com a Elisa Mateus, fundadora do Tranças África – Local: Praça da Matriz
- 16h – Seminário: O olhar da segurança pública a partir de raça e gênero – Local: Sala Salzano Vieira da Cunha (Palácio Farroupilha)
- 18h – Encontro sobre “Letramento racial nas redes sociais“, na Assembleia Legislativa RS
- 18h30 – Atividades culturais – apresentações musicais com Kizua Trindade, Samba do Arvoredo e Roda de Samba do Botafogo – Local: Praça da Matriz
Dia 19/11(quarta-feira)
- 14h – Sessão Solene, com entrega do Troféu Carlos Santos e do Prêmio Zumbi dos Palmares – Local: Plenário 20 de Setembro (Palácio Farroupilha)
- 19h – Sarau Especial da Consciência Negra com 50 Tons de Pretas (Espetáculo “Meus Heróis”) – Local: Concha Acústica do Multipalco Eva Sopher (Theatro São Pedro).
Fonte: ALRS



