A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, na manhã desta quinta-feira (23), sessão solene em alusão ao Outubro Rosa, com o tema “Salvar vidas está em nossas mãos”. O evento, proposto pela deputada Edna Auzier, aconteceu no Plenário Deputado Dalto Martins.
Compuseram a mesa de honra o secretário adjunto de Assistência Hospitalar do Estado, Rinaldo Martins, representando a Secretaria Estadual de Saúde; Nair Mota Dias; Dr. Mauro Secco, presidente da Associação Médica Brasileira no Amapá; Dr. Marcelo Moura Fé, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Amapá; Dr. Bruno Martel, diretor técnico do Hospital de Amor – Amapá, representado pela assistente social Nayanne Priscila da Costa Barbosa; Weuber Duarte, promotor de Justiça; e o padre Paulo Roberto Matias, coordenador do Instituto Joel Magalhães (Ijoma).
“Fico feliz com a dedicação dos profissionais que têm compromisso com a saúde da mulher, principalmente neste mês do Outubro Rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama. Esta Casa tem o dever de acompanhar, cobrar e criar leis que realmente atendam à nossa população”, destacou a deputada, elogiando o trabalho das secretarias municipais de Saúde quanto à atuação das equipes da Estratégia de Saúde da Família, que visitam os lares levando informações, realizando autoexames e encaminhando pacientes para tratamento o mais rápido possível.
O secretário estadual de Saúde foi representado pelo secretário adjunto de Assistência Hospitalar, Carlos Rinaldo, e por Suzana Santarém, conselheira do Conselho Estadual de Saúde, que representou a Comissão Intersetorial da Saúde da Mulher (Cismu). Também participaram representantes do projeto de acolhimento Garotinhas Solidárias, pacientes oncológicos do grupo Caixinha do Amor e a doutora Ana Agra, presidente da Sociedade de Médicos Escritores e da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Estado do Amapá.
Estiveram presentes ainda os secretários municipais de Saúde: Elza Guerra (Pedra Branca do Amapari), Plínio da Luz (Santana), Jefferson Roney Oliveira (Porto Grande), Josimar Santos (Oiapoque), Max Franco (Serra do Navio), Valbinei Pinheiro (Cutias), Paulo Sérgio (Vitória do Jari) e João Medeiros (Pracuúba).
“Vamos reforçar o compromisso dos 16 municípios, por meio de suas secretarias municipais, em efetivar as ações públicas voltadas ao combate ao câncer de mama”, afirmou Plínio da Luz, secretário municipal de Saúde de Santana e vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (Cosems).
“O Cosems também abraça essa causa, assumindo o compromisso de colocar em prática, dentro dos nossos municípios, todas as temáticas debatidas aqui. Hoje tratamos especialmente do câncer de mama, e é fundamental que, dentro da nossa área de atuação, possamos fazer a diferença, garantindo o diagnóstico precoce dessa doença que, de forma avassaladora, atinge nossas mulheres”, frisou Plínio da Luz.
O presidente da Associação Médica Brasileira no Amapá, Dr. Mauro Secco, destacou que o câncer de mama, apesar de todas as campanhas, continua sendo um dos tipos que mais acometem mulheres em todo o mundo e o que mais causa óbitos. “Precisamos mudar esses números. Infelizmente, temos cada vez mais casos de câncer de mama e a mortalidade continua alta porque não conseguimos efetivar os programas básicos de saúde. Oitenta por cento da população depende do sistema público e precisa que o governo atue. Para isso, é necessário unir prefeituras, Estado, universidades, Legislativo e Judiciário em torno das causas importantes da saúde”, alertou o médico.
“O que precisamos é fazer essa máquina funcionar melhor, unir forças e realmente trabalhar em prol da população. Independentemente de partido ou lado político, isso não importa — as pessoas querem a resolução de seus problemas. A Associação Médica tem como finalidade estar presente em toda essa defesa, atuando junto às políticas públicas, opinando e contribuindo”, acrescentou Mauro Secco.
“Esta sessão solene também tem a finalidade de chamar a atenção não apenas das mulheres, mas das autoridades, para que se tome uma ação concreta — um verdadeiro pacto pela saúde, uma união pela vida das pessoas. Não só pelo câncer de mama, pois temos graves problemas na saúde que também precisam da mesma atenção”, desabafou.
Durante a sessão, o deputado Jory Oeiras destacou a luta pessoal que enfrenta, já que sua esposa está em tratamento contra o câncer. O parlamentar afirmou que tem destinado recursos de emendas impositivas a entidades que acolhem pessoas em tratamento oncológico.
Ao final do evento, foram entregues Moções de Aplauso a diversas personalidades, incluindo os que compuseram a mesa de honra, em reconhecimento ao importante trabalho realizado na conscientização e no combate ao câncer de mama.
Fonte: ALAP



