jogo do tigrinho
bicicletanosplanos.org
bourlandcivilwar.com
spicybet.com.br
tigrinho.br.com
urbanofficearchitecture.com

ALEPA: Assembleia lança campanha “Setembro Amarelo” para prevenção do suicídio

Com o tema "Sua vida importa", a campanha deste ano busca chamar a atenção para a seriedade das doenças mentais

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por meio do Departamento de Bem-Estar Social (DBES), iniciou nesta terça-feira, 16 de setembro, a campanha Setembro Amarelo. A iniciativa, que acontece no hall de entrada do departamento, tem como objetivo conscientizar servidores e a comunidade sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida.

A abertura da campanha foi marcada pela distribuição de material educativo, fitas amarelas e outros itens simbólicos, reforçando a importância do diálogo sobre o tema.

Com o tema “Sua vida importa”, a campanha deste ano busca chamar a atenção para a seriedade das doenças mentais, desmistificando estigmas e mostrando que há caminhos de ajuda.

A diretora do DBES, Karla Lobato, reforçou a importância da campanha e informou que a equipe do departamento visitará todos os setores da Alepa para incentivar os servidores a buscarem ajuda. “Temos aqui uma equipe preparada para prestar assistência, orientação e fazer a escuta para tratar a saúde mental de quem precisa”, afirmou.

O chefe da Divisão de Saúde da Alepa, Professor Jorge Vaz, ressaltou os números alarmantes de suicídio no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios no mundo, sem contar os casos subnotificados. “No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil episódios por ano, o que significa uma média de 38 pessoas por dia. No Pará não temos dados específicos, mas sabemos que são muitos”, observou.

Compromisso Legislativo e Institucional

A Alepa assume o compromisso com a causa, que é urgente, dolorosa e, ao mesmo tempo, evitável. A campanha já faz parte do calendário oficial da Casa, reforçando a responsabilidade legislativa e institucional de promover ações sobre um tema considerado um grave problema de saúde pública.

Para o presidente da Alepa, deputado Chicão, o parlamento não apenas legisla, mas também “educa, sensibiliza, acolhe e serve como referência”. Nesse contexto, o DBES assume um papel central ao articular ações tanto para servidores e colaboradores quanto para o público externo, levando a campanha de forma itinerante por municípios paraenses.

A campanha segue até o final do mês com a divulgação de informações sobre sintomas de depressão e ansiedade, sinais de alerta e formas de buscar ajuda, visando romper o silêncio em torno do sofrimento mental. Para isso, conta com uma equipe especializada — clínicos e psicólogos — para dar suporte contínuo a servidores e seus familiares.

Fonte: ALEPA

Compartilhar
Notícias Relacionadas
136bet.com.br
1win.br.com
amurpravda.ru
anzsee.org
arucasonline.com
136bet
5win