A Unale realizou nesta quinta-feira, 4, na Casa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), em Esteio-RS, o Lançamento Oficial da 28ª edição da Conferência Nacional da entidade.
O maior encontro parlamentar da América Latina será realizado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro deste ano, na cidade de Bento Gonçalves-RS. O encontro reúne, anualmente, entre 2 mil a 3 mil conferencistas do Brasil e do mundo para tratarem sobre demandas e avanços importantes a respeito dos Legislativos Estaduais.
Neste ano, a Conferência Nacional da Unale terá como tema “Humanidade Conectada”, com foco em abordar discussões e debates a respeito da Inteligência Artificial e Emergências Climáticas no contexto dos Parlamentos Estaduais.
A presidente da Unale, deputada Tia Ju (RJ), destacou a importância de o evento ser realizado no Rio Grande do Sul em 2025. “Essa Conferência já começa gigante, devido ao acolhimento do governo do Estado e da Assembleia Legislativa ao Encontro Nacional de Legisladoras, que foi realizado na Expointer. Mostraremos a força dos nossos Legislativos Estaduais nesta 28ª Conferência, tenho certeza”, destacou.
Em seu discurso, a presidente da Unale ainda salientou que ao longo da Conferência da entidade, em dezembro, será realizada uma Assembleia dos Comitês Executivos da Confederação Parlamentar das Américas (COPA) dentro do maior evento parlamentar da América Latina. Além disso, representantes da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA) marcarão presença no encontro.
O presidente da Comissão Organizadora da 28ª Conferência Nacional da Unale e vice-presidente da Região Sul da entidade, deputado Vilmar Zanchin (RS), comentou sobre a realização de sediar o evento após as enchentes que assolaram o estado em 2024. “Nossa Conferência vai discutir importantes temas para a vida das populações de todos os estados. Nós, deputados estaduais, é que fazemos a interlocução das demandas dos estados com os demais poderes. Será um enorme prazer receber na primeira semana de dezembro todos os colegas deputados estaduais no nosso Rio Grande do Sul, ainda estamos em um período de reconstrução em nosso estado, mas isso não nos impede de sediar um evento desta envergadura. É uma oportunidade de mostrar que o estado do Rio Grande do Sul é um lugar que se supera e vamos receber todos de braços abertos, que é uma característica da nossa gente”, ressaltou.
Para o presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas (RS), sediar o evento é de suma importância para o estado gaúcho. “É com muito prazer e muito honra que vamos sediar este evento tão importante. A Unale é uma grande entidade e este encontro traz temas muito importantes para todos os Legislativos Estaduais, teremos discussões sobre políticas públicas relevantes para todos os estados. Não tenho dúvida que a organização deste evento está em boas mãos, tenho certeza que todos os deputados, deputadas, servidores, servidoras e conferencistas serão muito bem recebidos no nosso Rio Grande do Sul”, complementou.
Marcaram presença na cerimônia de lançamento da 28ª Conferência Nacional da Unale a presidente da entidade, deputada Tia Ju (RJ), o vice-presidente da região Sul, deputado Vilmar Zanchin (RS), o presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas (RS), a vice-presidente da região Norte, deputada Antônia Sales (AC), o presidente do Conselho Fiscal, deputado Alencar da Silveira (MG), a presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e ex-presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (BA), o também ex-presidente da entidade, deputado Diogo Moraes (PE), e a secretária da Unale no Estado da Bahia, deputada Fabíola Mansur (BA).
Por Gabriel Spies/Ascom Unale



