Para marcar o mês do Agosto Lilás, dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), vinculado à Secretaria Especial da Mulher (SEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), promove entre os dias 18 e 22 de agosto uma série de panfletagens educativas em pontos de grande circulação da capital.
Nesta segunda-feira (18), a ação ocorreu no cruzamento das ruas Carmelo e Laura Pinheiro Maia, no bairro Pintolândia. A diretora da SEM, Glauci Gembro, destacou que a iniciativa busca não apenas conscientizar a população, mas também divulgar a rede de proteção disponível às vítimas.
A diretora Glauci Gembro informou que a ação também visa divulgar a rede de proteção às vítimas. “Durante a semana estaremos em diferentes locais da cidade, reforçando que as mulheres têm apoio do poder público, que não estão sozinhas e que podem ser ajudadas”, afirmou.
Ela ressaltou ainda que levar a campanha para as ruas permite alcançar um público mais amplo e, consequentemente, contribuir para a redução dos casos de violência.
“Muitas pessoas ainda desconhecem a rede de proteção à mulher ou não sabem como pedir ajuda, se terão retorno das instituições. Esse contato direto com a comunidade é essencial para esclarecer dúvidas e orientar”, completou.
O aposentado Alexandre Silva, que recebeu o material informativo, elogiou a mobilização e reforçou a valorização da mulher.
A secretária Lene Alves acrescentou que campanhas como essa ajudam mulheres em situação de violência a reconhecerem sua condição e a buscarem amor-próprio.
Para a secretária Lene Alves, a campanha também conscientiza as mulheres vítimas de violência a buscarem o amor-próprio. “Muitas vezes, a vítima só percebe que está em um relacionamento abusivo no final da relação. Algumas chegam a retornar e acabam sofrendo tudo novamente. Por isso, é fundamental unir esforços para conscientizar as mulheres a se colocarem em primeiro lugar”, destacou.
A iniciativa conta com o apoio da Polícia Militar de Roraima (PM-RR), por meio da operação nacional Shamar, que mobiliza mais de 50 mil agentes em cerca de 2 mil municípios brasileiros até o dia 4 de setembro, com ações integradas de combate à violência contra a mulher.
Fonte: ALERR



