No mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, a campanha “Agosto Lilás” ganha destaque pela importância dos Parlamentos Estaduais no contexto do Poder Legislativo brasileiro. Todos anos, as Casas Legislativas realizam diversas ações para celebrar a importância da campanha e fortalecer o protagonismo feminino nos espaços de decisão e de poder.
A Unale, como instituição legítima de representação dos 1.059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas, faz questão de reforçar o seu papel de combate a todo e qualquer tipo de violência contra a mulher, seja ela física, verbal, psicológica, patrimonial, sexual ou moral. A entidade possui em seu escopo de Comissões Temáticas, a Comissão da Mulher, que tem como objetivo atuar de forma objetiva e eficaz em pautas que reforcem a proteção e a representatividade feminina em todas as esferas da sociedade.
A presidente da Comissão da Mulher da Unale, deputada Eliane Bayer (RS), comentou sobre a importância da campanha “Agosto Lilás” no cenário legislativo. “Esta campanha é um chamado à consciência, à coragem e à ação. A violência contra a mulher, infelizmente, está presente em vários lugares e, muitas vezes, onde menos se espera. Reforço que este enfrentamento à violência contra a mulher exige políticas públicas, proteção real e informação. Além disso, precisamos acolher as vítimas, proteger quem denuncia e responsabilizar o agressor”, afirmou.
Encontro Nacional de Legisladoras
Com objetivo de fortalecer a rede de protagonismo feminino no cenário legislativo, a Unale promoverá, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), entre os dias 3 e 5 de setembro, o Encontro Nacional de Legisladoras com o tema “Enfrentando Juntas a Violência Contra a Mulher”.
O evento será realizado durante a Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, que ocorre todos anos no município de Esteio, no Rio Grande do Sul. O Encontro Nacional de Legisladoras tem como principal objetivo reunir parlamentares de todo o Brasil para debater a formulação e implementação de políticas públicas efetivas no combate à violência contra a mulher em todos os âmbitos.
As inscrições para o evento já estão abertas e as vagas são limitadas.
Para se inscrever, clique aqui!
Por Gabriel Spies/Ascom Unale




