A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) foi homenageada nesta terça-feira (12), em sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, pelos seus 190 anos de história. A iniciativa foi do deputado federal Flávio Nogueira, que ressaltou o papel dos parlamentos estaduais na construção da cidadania, mesmo em períodos de instabilidade política, como o regime militar.
O presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio, destacou a contribuição do Legislativo piauiense para os avanços do estado em áreas como educação, saúde e energia. “Aprovamos leis estruturantes, que modernizaram a gestão pública, fortaleceram a educação, aumentaram a segurança jurídica, incentivaram o desenvolvimento econômico e protegeram os mais vulneráveis”, afirmou.
O governador Rafael Fonteles enfatizou a importância de homenagear a democracia e ressaltou que o Poder Legislativo, em todos os níveis, é o que mantém maior proximidade com a população.
“Nunca é demais homenagear a democracia, ainda mais em tempos em que alguns poucos questionam o modelo democrático, seja com palavras, seja até mesmo com ações contra o modelo que nós temos no nosso país. E quem mais representa a democracia, não tenha dúvida, é o Poder Legislativo, a Casa do Povo, seja em nível federal, estadual ou municipal. São, de fato, os parlamentares que mais têm essa proximidade com a população”, ressaltou o governador Rafael Fonteles.
Além das autoridades mencionadas, também fizeram parte da mesa de honra, o deputado federal Francisco Costa e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Júnior. Estiveram presentes, os deputados federais Merlong Solano, Castro Neto e Jadyel Alencar, além da ex-deputada e atual diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho.
Também marcaram presença, o ex-presidente da Alepi, Franzé Silva, os deputados estaduais Francisco Limma, Wilson Brandão, Ziza Carvalho, Dogim Félix, Dr. Marcus Vinícius Kalume, Evaldo Gomes, Marden Menezes, Hélio Rodrigues e Tiago Vasconcelos, além do secretário e deputado licenciado Flávio Júnior, prefeitos, secretários de estado e outras autoridades.
Fonte: ALEPI



