jogo do tigrinho
bicicletanosplanos.org
bourlandcivilwar.com
spicybet.com.br
tigrinho.br.com
urbanofficearchitecture.com

Congresso Nacional elege presidentes das Casas para os próximos dois anos

No último sábado, Hugo Motta (PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre (AP) presidente do Senado Federal

Os presidentes das Casas que compõem o Congresso Nacional para o biênio 2025-2026 foram escolhidos no último sábado, 01, em Brasília. A Câmara dos Deputados elegeu o deputado Hugo Motta (PB) como presidente, enquanto o Senado Federal conduziu o senador Davi Alcolumbre (AP) para o cargo máximo da Casa Alta.

Câmara dos Deputados

O deputado Hugo Motta (PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos. Ele concorreu com os deputados Marco Van Hattem (RS) e Pastor Henrique Vieira (RJ), que obtiveram 32 e 22 votos, respectivamente. Os outros dois votos foram em branco.

O parlamentar foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados, e como obteve maioria absoluta dos votos (metade mais um), não houve a necessidade da realização de um segundo turno.

Com 35 anos, o deputado Hugo Motta é o mais jovem a se eleger presidente da Câmara no período pós-redemocratização. O parlamentar exerce atualmente o quarto mandato como deputado federal e, no último pleito, foi o mais votado no estado da Paraíba, com mais de 158 mil votos.

Confira a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados eleita para o biênio 2025-2026:

Presidente: Hugo Motta (PB)
1° Vice-presidente: Altineu Côrtes (RJ)
2° Vice-presidente: Elmar Nascimento (BA)
1° Secretário: Carlos Veras (PE)
2° Secretário: Lula da Fonte (PE)
3ª Secretária: Delegada Catarina (SE)
4° Secretário: Sérgio Souza (PR)
1° Suplente: Antônio Rodrigues (SP)
2° Suplente: Paulo Foletto (ES)
3° Suplente: Dr. Victor Linhalis (ES)
4° Suplente: Paulo Alexandre Barbosa (SP)

Senado Federal

O senador Davi Alcolumbre (AP) foi eleito presidente do Senado Federal em primeiro turno, com 73 votos, para um mandato que vai até fevereiro de 2027. Ele ocupará o cargo pela segunda vez – a primeira foi no biênio 2019-2020 – e sucede o senador Rodrigo Pacheco (MG), que estava no comando da Casa há quatro anos.

Davi derrotou os senadores Marcos Pontes (SP) e Eduardo Girão (CE), que obtiveram quatro votos cada na disputa pela presidência da Casa Alta. Os senadores Marcos do Val (ES) e Soraya Thronicke (MS) renunciaram as suas candidaturas durante a reunião preparatória.

O parlamentar amapaense exerceu três mandatos como deputado federal e ocupa atualmente o segundo mandato como senador da República. Na primeira vez que presidiu o Senado Federal, Davi Alcolumbre foi o mais jovem a ocupar o cargo e chegou a exercer a presidência da República por um breve período. Na ocasião, assinou a transferência definitiva das terras da União ao Amapá, uma reinvindicação do estado de mais de 30 anos.

Confira a Mesa Diretora do Senado Federal eleita para o biênio 2025-2026:

Presidente: Davi Alcolumbre (AP)
1° Vice-presidente: Eduardo Gomes (TO)
2° Vice-presidente: Humberto Costa (PE)
1ª Secretária: Daniela Ribeiro (PB)
2° Secretário: Confúcio Moura (RO)
3ª Secretária: Ana Paula Lobato (MA)
4° Secretário: Laércio Oliveira (SE)
1° Suplente: Chico Rodrigues (RR)
2° Suplente: Mecias de Jesus (RR)
3° Suplente: Stynvenson Valentim (RN)
4ª Suplente: Soraya Thronicke (MS)

Por Gabriel Spies/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
136bet.com.br
1win.br.com
amurpravda.ru
anzsee.org
arucasonline.com
136bet
5win