Pular para o conteúdo

Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 76 anos

Documento foi assinado em 10 de dezembro de 1948 na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris

Nesta terça-feira, 10, celebra-se o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A data possui um importante significado para a construção da história da humanidade e para o modo como as sociedades foram constituídas no mundo contemporâneo.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é composta por 30 artigos que tem como objetivo garantir a todos os seres humanos o direito à liberdade, à vida, à segurança e à dignidade.

O documento passou a ser pensado e estudado a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Assim, líderes mundiais se reuniram e estabeleceram que a humanidade jamais deveria presenciar as atrocidades cometidas durante as duas grandes guerras mundiais. Nesse sentido, foi criada no mesmo ano a Organização das Nações Unidas (ONU).

Já na primeira Assembleia Geral da ONU no ano seguinte, em 1946, foi apresentado um escopo do que viria a ser a DUDH, em 1947. Porém, apenas no dia 10 de dezembro de 1948, o documento foi apresentado e proclamado durante a Assembleia Geral daquele ano.

Em 1950, a ONU oficializou o 10 de dezembro como homenagem ao dia histórico para os direitos da humanidade, por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Por Gabriel Spies/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas