jogo do tigrinho
bicicletanosplanos.org
bourlandcivilwar.com
spicybet.com.br
tigrinho.br.com
urbanofficearchitecture.com

27ª Conferência Nacional da UNALE apresenta propostas para “O Futuro da Educação no Brasil”

Cerca de 1.500 pessoas estiveram no Rio de Janeiro para debater o tema da educação, em um rico fórum de troca de ideias e busca de soluções para o país

Durante três dias, de 3 a 5 de dezembro, o Expo Mag, no Centro do Rio, foi palco de debates sobre “O Futuro da Educação no Brasil”, tema principal da 27ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). Participantes de todas as regiões do país puderam compartilhar experiências e aprendizados no evento, que teve como anfitrã a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A deputada Tia Ju, vice-presidente da Alerj, eleita presidente da UNALE, com posse em janeiro de 2025, destaca a importância do encontro para o estado: “A 27ª Conferência da UNALE foi um marco na história do Rio de Janeiro e um exemplo de organização e qualidade. Conseguimos reunir cerca de 1.500 participantes, incluindo deputados estaduais e servidores legislativos de todo o Brasil, para debater um tema essencial: a educação. Esse sucesso só foi possível graças ao apoio incondicional do governador do Estado, Cláudio Castro, e do presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, que não mediram esforços para que o evento fosse grandioso. O Rio de Janeiron recebeu os unaleanos de braços abertos, mostrando sua hospitalidade e capacidade de entrega”. O presidente da UNALE que passa a missão para Tia Ju, Sérgio Aguiar (CE), lembrou que “não há desenvolvimento em um país quando ele não tem educação forte e de qualidade. E quando se fala em educação, não se pensa apenas na educação básica, na educação infantil e no ensino fundamental. Mas também na educação profissionalizante, para o jovem brasileiro ter um rumo, saber o que vai fazer em sua vida profissional. E trazer para a população brasileira as novas  metodologias, como a inteligência artificial, a neurociência e tantas que surgem, é muito importante. É papel da UNALE e dos legislativos estaduais ajudar nesse processo de transformação”.

Entidades parceiras e Clóvis de Barros

No primeiro dia, a conferência esteve voltada sobretudo para os eventos simultâneos, promovidos por 18 entidades parceiras para tratar de assuntos de interesse específico e de questões que afetam de maneira mais direta toda a sociedade, como tecnologia a serviço do cidadão; a COP30, Conferência do Clima que acontecerá em Belém, em 2025; o uso de inteligência artificial; e a gestão de documentos históricos. A palestra de abertura, quando esses debates foram encerrados, aconteceu no início da noite, ministrada pelo filósofo e professor Clóvis de Barros, que fez a plateia rir e se emocionar ao contar histórias de sua vida, entremeadas por conceitos filosóficos, para abordar o tema “A vida que vale a pena ser vivida”. Em seguida, na solenidade de abertura, realizada em um auditório lotado, o deputado Sérgio Aguiar, a deputada Tia Ju e o secretário de estado André Moura, que representou o governador Cláudio Castro, falaram sobre suas expectativas positivas em relação ao evento. Também compôs a mesa o ex-presidente da UNALE e tesoureiro-geral da entidade, deputado Diogo Moraes. O deputado Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj que não pôde comparecer, deu boas-vindas a todos por meio de uma mensagem de vídeo exibida em telão.

Educação no centro dos debates

No segundo dia, as discussões voltaram-se para o tema educação. Para abordar questões como “Educação e inovação pedagógica: novos modelos de ensino para o século XXI”, “Conexão entre a neurociência e a educação”, “Educação ambiental como estratégia fundamental para a sociedade”, “Educação e jornalismo” e “Educação financeira” foram convidados especialistas de renome. Entre eles, Claudia Costin, ex-diretora sênior para Educação no Banco Mundial e fundadora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais; a psiquiatra Natália Mota, neurocientista e primeira brasileira a concorrer ao prêmio Nature Research Award, na categoria Ciência Inspiradora; os jornalistas Pedro Doria e Aline Midlej; Lilian Arruda Ribeiro, doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental; Rogério Rocco, superintendente do IBAMA/RJ; Ana Luiza Neiva Amaral, pedagoga e membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ciência para a Educação; e Antonio Marcos Barreto, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Itaguaí (RJ). Sobre educação ambiental, Antonio Barreto disse que “caminhamos para a sexta desertificação desse planeta. É algo muito duro de ouvir, mas nós podemos contribuir com a implantação e o desenvolvimento de normativas importantes. Os legisladores têm o papel fundamental de observar se no seu estado ou cidade está sendo aplicada a política nacional e se existe uma política estadual implementada. O mais importante é a intenção de fomentar e de executar essas políticas públicas, e isso precisa ser incorporado à nossa missão enquanto servidores e enquanto agentes públicos”. Claudia Costin lembrou que “a educação é a política pública mais importante para construir o futuro. Para isso, serão necessárias ações que olhem para a atividade do professor”. Aline Midlej fez uma boa síntese do pensamento dos palestrantes, ao afirmar que “o jornalismo tem a missão ética e profissional de traduzir informações complexas e conectá-las à realidade da sociedade, mostrando como a educação impacta diretamente o desenvolvimento coletivo”.

Cristovam Buarque

O terceiro dia teve mais duas mesas dedicadas à educação. O ex-ministro da Educação Cristovam Buarque e o professor especialista em Direito Internacional Eduardo Manuel Val falaram sobre “O papel do legislativo na transformação educacional”. Cristovam defendeu a criação de um SUS para a educação. “As escolas brasileiras têm que ser tão boas quanto as escolas federais. Será que seria absurdo federalizar o sistema de educação brasileiro? Defendo um sistema único nacional de educação de qualidade”. Eduardo Val concordou e ressaltou a ligação entre democracia e educação: “Precisamos de uma democracia participativa. A família participando, os professores, os políticos, todos participando”. Na palestra sobre educação financeira e crédito, o presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir, destacou a importância do debate, afirmando que a falta de educação financeira é um problema estrutural que agrava o superendividamento e impacta milhões de brasileiros.

Prêmio Assembleia Cidadã

Os vencedores do Prêmio Assembleia Cidadã fizeram uma grande festa quando o resultado da votação, realizada entre os participantes do evento, foi divulgado. Na categoria “Gestão”, o primeiro lugar ficou com o projeto “Central de Atendimento ao Cidadão”, da Assembleia
Legislativa da Bahia. Na categoria “Projetos Especiais”, “Arranjos Produtivos”, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, foi o ganhador. E, na categoria “Atendimento ao Cidadão”, venceu a Assembleia Legislativa da Paraíba, com “Rompa o Ciclo da Violência”. As iniciativas tratam, respectivamente, do atendimento ao cidadão, para a ampliação da transparência da assembleia, com serviços oferecidos e canais de atendimento ao cidadão baiano; do suporte ao agricultor familiar capixaba, que teve acesso à capacitação; e do atendimento a mulheres vítimas de violência, que contam com um conjunto de serviços, como atendimento de médicos, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, além de vagas em creches, na Paraíba.

Nova diretoria da UNALE

O último compromisso do dia foi a escolha da diretoria que estará à frente da UNALE em 2025. A deputada Tia Ju, do Rio de Janeiro, assumirá a presidência da entidade. “Ser eleita presidente da UNALE neste evento é uma honra e um desafio que encaro com muito compromisso. As discussões realizadas aqui, sobre o futuro da educação no Brasil, são fundamentais para a construção de políticas públicas eficazes. Nossa gestão trabalhará para transformar esses debates em ações concretas, levando os resultados deste encontro para todos os estados do país. O Rio de Janeiro mostrou que é capaz de realizar eventos de alta qualidade e que, juntos, podemos continuar promovendo mudanças significativas para o Brasil”, pontuou. A nova diretoria é composta, também, pelo vice-presidente da Região Sul, Vilmar Zanchin (RS); a vice-presidente da Região Norte, Antônia Sales (AC); o vice-presidente da Região Centro Oeste, Lidio Lopes (MS); o vice-presidente da Região Nordeste, Eduardo Carneiro (PB); o vice-presidente da Região Sudeste, Zé Laviola (MG); o secretário-geral, Gabriel Picanço (RR); o tesoureiro-geral, Sérgio Aguiar (CE); e demais membros.

Por Cláudio Ornellas

Foto: Thiago Lontra

Compartilhar
Notícias Relacionadas
136bet.com.br
1win.br.com
amurpravda.ru
anzsee.org
arucasonline.com
136bet
5win