jogo do tigrinho
bicicletanosplanos.org
bourlandcivilwar.com
spicybet.com.br
tigrinho.br.com
urbanofficearchitecture.com

Parlamento Amazônico debate inserção da COP30, que será realizada no Brasil

Com o objetivo de debater as temáticas importantes para o futuro da região amazônica, deputados estaduais que integram o Parlamento Amazônico se reuniram, na tarde desta terça-feira (03), durante a 27ª conferência nacional da Unale, realizada no Expo Mag, no Rio de Janeiro, durante mais um encontro do colegiado. Na ocasião, parlamentares abordaram como será a atuação dos deputados estaduais na realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém, no próximo ano. 

A reunião foi iniciada pelo presidente do Parlamento Amazônico, deputado Laerte Gomes (RO). A mesa foi composta também pelos deputados Jory Oeiras (AP), 

Afonso Fernandes (AC), Júlio Campos (MT) e Ismael Crispim (RO), além do diretor geral da Unale, Fernando Brandão, e o coordenador do Parlamento, Flávio Ricardo. Para iniciar as atividades, o deputado Laerte fez um balanço das atividades realizadas ao longo do último ano e logo em seguida pontuou os desafios do grupo na COP 30. 

“Temos que dar início às reuniões preparatórias para COP. Precisamos fazer eventos e reuniões com os parlamentos de países que compõem  a Amazônia legal. Precisamos estreitar essa relação com os demais países”, pontuou  Laerte Gomes, que também deu posse ao novo coordenador internacional do Parlamento Amazônico, Édipo de Araújo. 

O deputado Wellington do Curso (MA) também fez uma defesa enfática sobre a COP 30. “Temos que nos apropriar da COP30 em Belém. Não podemos deixar falar da Amazônia quem não entende. A Amazônia é nossa. É do brasil. Nós sabemos nossas dores. Não podemos deixar que coloquem de goela abaixo do Brasil os interesses externos, de quem só quer se beneficiar”, afirmou. 

Já o deputado Dirceu Ten Carten (PA) propôs a realização de uma comissão especial da COP 30 pra compartilhar experiências entre os estados envolvidos. 

O encontro reuniu deputados das Assembleias Legislativas de todos os estados do Parlamento, que reúne o Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão, alem da participação do presidente da Unale, deputado Sérgio Aguiar (CE) e a coordenadora da conferência no Rio, deputada Tia Ju (RJ). Ao  final da reunião, o presidente do colegiado convocou uma nova reunião em 2025, no estado de Roraima, para dar continuidade às discussões da COP.

 

Por Jumariana Oliveira 

Compartilhar
Notícias Relacionadas
136bet.com.br
1win.br.com
amurpravda.ru
anzsee.org
arucasonline.com
136bet
5win