7ª reunião da Diretoria Executiva da UNALE é realizada na ALERR

Definição de novas diretrizes institucionais foram foco central da pauta

Na manhã desta quarta-feira (16), foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (Alerr) em Boa Vista/RR, a 7ª reunião da Diretoria Executiva da UNALE da gestão de 2024. O encontro reuniu, de maneira presencial e online, parlamentares de 15 estados do Brasil.

Entre as pautas estavam as ações institucionais para a realização da 27ª Conferência Nacional da UNALE e as próximas agendas internacionais da gestão de 2024, como as missões internacionais para Vancouver, no Canadá, a ser realizada em novembro, onde os parlamentares visitarão usinas que transformam lixo em energia renovável; a COP 29, que acontece em Baku, no Azerbaijão, também em novembro; e a Confederação Parlamentar das Américas (COPA), que será realizada no mês de dezembro, em Porto Rico.

O presidente da UNALE, deputado estadual Sérgio Aguiar (CE), comentou sobre a importância da realização de mais um encontro com a Diretoria Executiva da gestão 2024 e os motivos que levaram a escolha do estado de Roraima para sediar o encontro. “Roraima sediou essa reunião pelo fato de contar com 100% dos seus deputados filiados, também pela atenção do nosso mandato com a Amazônia Legal e também pelo fato de que, no próximo ano, estaremos sediando aqui no Brasil, na Amazônia, mais precisamente, em Belém do Pará, a COP 30, que sem dúvida nenhuma discutirá um dos assuntos mais impactantes para a população mundial, que é a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, ressaltou.

O anfitrião do encontro, o vice-presidente da região Norte da UNALE, deputado Gabriel Picanço (RR), celebrou a realização da primeira reunião de Diretoria Executiva no estado de Roraima. “Para nós é uma honra receber toda a Diretoria da UNALE no nosso estado de Roraima, um estado jovem e promissor. Esse encontro é muito importante para todos nós. Somos, juntos, 1.059 deputados estaduais no nosso Brasil e representamos 27 Casas Legislativas e cada estado está sendo representado de alguma forma nesse encontro. Temos muito orgulho de representar o nosso estado e agradeço a todos pela presença nesta reunião”, destacou.

Estiveram presentes na reunião, o vice-presidente da região Norte, deputado Gabriel Picanço (RR); o vice-presidente da região sul, deputado Rodrigo Minotto (SC); o tesoureiro-geral, deputado Diogo Moraes (PE); o tesoureiro, deputado Adjuto Afonso (AM); o membro do Conselho Fiscal, Ivan Naatz (SC); o secretário do estado do Ceará, deputado Stuart Castro (CE); o secretário do estado do Rio Grande do Sul, Vilmar Zanchin (RS); o secretário do estado de Sergipe, deputado Luciano Pimental (SE); o secretário do estado do Maranhão, Wellington do Curso (MA); o secretário de estado de Rondônia, Ismael Crispim (RO); e a secretária do estado de Roraima, deputada Catarina Guerra (RR). Ainda estiveram presentes os deputados estaduais de Roraima, Marcelo Cabral, vice-presidente da ALERR; Cláudio Cirurgião; Dr Meton; Tayla Pires; e Armando Neto.

Já de forma online, participaram da reunião, a vice-presidente da região sudeste, Tia Ju (RJ); a secretária-geral, deputada Ivana Bastos (BA); o vice-presidente da região Nordeste, Ezequiel Ferreira (RN); o presidente do Conselho Fiscal, Alencar da Silveira (MG); a tesoureira, Camila Toscano (PB); o secretário do estado do Amazonas, deputado João Luiz (AM); e a secretária do estado do Acre, Antônia Salles (AC).

Congresso de Direito Constitucional e Legislativo em Santa Catarina

A UNALE, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), realizará, em novembro deste ano, o Congresso de Direito Constitucional e Legislativo em homenagem aos 35 anos da Constituição Estadual catarinense. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 8 de novembro, no Palácio Barriga Verde, sede da ALESC, em Florianópolis/SC.

O encontro contará com nomes de muito destaque em todos os âmbitos da diplomacia brasileira e em todos os poderes da República, como o ex-presidente Michel Temer, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lobo e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Aurélio Buzzi, além de diversos representantes do Poder Legislativo, como deputados estaduais, deputados federais e senadores.

Por Danilo Gonzaga e Gabriel Spies/Ascom UNALE

Foto: Alfredo Maia/ALERR

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo