Pular para o conteúdo

26 de agosto: Dia Internacional da Igualdade Feminina

Data é comemorada desde 1973 e é um dos símbolos das conquistas das mulheres ao longo dos anos

O Dia Internacional da Igualdade Feminina é celebrado nesta segunda-feira (26) e é celebrado no Brasil desde 1973. A data faz alusão à 19ª Emenda Constitucional dos Estados Unidos, que garantiu às mulheres estadunidenses o direito ao voto, em 1920.

O Dia Internacional da Igualdade Feminina tem como principal objetivo celebrar as conquistas das mulheres na sociedade ao longo dos anos e também expor a necessidade de debate e de mais ações concretas no que diz respeito ao alcance da igualdade de gênero em todo o mundo.

O direito ao voto, estopim para celebração do Dia Internacional da Igualdade Feminina, é um marco histórico na luta pela participação política das mulheres e pela igualdade de gênero. No Brasil, somente em 1932 as mulheres tiveram direito ao voto. Além disso, é uma pauta que continua atual no Brasil e no mundo, mesmo com as conquistas já alcançadas pelas mulheres em todos os níveis políticos e sociais da sociedade.

De acordo com o Relatório Global de Desigualdade de Gênero do ano de 2022, feito pelo Fórum Econômico Mundial, serão necessários mais de 132 anos para que se alcance a paridade de gênero em todo o mundo. O relatório comparou o estado atual e a evolução da igualdade de gênero em 146 países e analisou quatro dimensões da temática, que são: participação econômica e oportunidade, nível de educação, saúde e sobrevivência, e empoderamento político. O Brasil, neste contexto, ocupou o 94° lugar, em 2022, mas no ano passado, o país saltou mais de 40 posições no ranking e atingiu o 57° lugar.

Comissão da Mulher da UNALE

A UNALE, dentro do seu escopo de atuação, possui 15 Comissões de variadas temáticas, uma delas é a Comissão da Mulher. A Pasta foi constituída em 2013 e conta com a deputada Camila Toscano (PB) na presidência; a deputada Doutora Jane (DF) como vice-presidente de Assuntos Legislativos; a deputada Cloara Pinheiro (PR) como vice-presidente de Assuntos Políticos; a deputada Célia Jordão (RJ), como vice-presidente de Assuntos Sociais; a deputada Eliana Bayer (RS), como secretária; e a deputada Doutora Lia Gomes (CE), como 1ª suplente.

A Comissão tem como objetivo a apresentação de projetos e políticas públicas em prol de todas as mulheres brasileiras. Na Pasta, a voz das parlamentares estaduais fortalece a presença e a participação feminina na política do País. Assuntos como empoderamento feminino, igualdade de gênero, violência contra a mulher e saúde feminina estão entre as suas principais discussões.

Agosto Lilás

Neste mês é celebrado o Agosto Lilás. Uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher que se consolidou no calendário de celebrações oficiais do País em 2022. A escolha do mês de agosto para realização da campanha se deu pelo aniversário de promulgação da Lei Maria da Penha.

A campanha tem como principais propostas: realizar debates no país sobre a violência contra a mulher; realizar eventos públicos; garantir o acesso à informação sobre os canais de denúncia; sensibilizar a população acerca da gravidade do problema; conscientizar a população sobre as instituições que atuam na causa e quais as medidas que podem ser tomadas e os tipos de violência que a mulher pode sofrer e como identificá-los.

Por Gabriel Spies/Ascom UNALE

Compartilhar
Notícias Relacionadas