A UNALE finalizou a programação da 28ª Conferência Nacional da entidade, nesta sexta-feira (5), na plenária principal do Dallonder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O Prêmio Assembleia Cidadã agitou os conferencistas no anúncio dos campeões das quatro categorias de disputa.
O palco foi aberto com a realização do “Espaço CEPERJ”, que discutiu o tema “Tecnologia de Estatísticas e Registro de Riscos Ambientais”. Na ocasião, o coordenador de Políticas Regionais Urbanas e Ambientais da Fundação CEPERJ, Yuri Maia.
Na sequência, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, participou em formato online do painel “Governança Pública e o Desafio dos Estados e do Brasil”. Em sua palestra, o ministro destacou a importância da governança dentro da administração pública. “Uma satisfação poder compartilhar nossa luta para melhorar a governança da nação brasileira. Nossa missão é muito importante no país, mas não vejo um futuro e perspectiva do país sem uma boa governança”, salientou.
A representante do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, marcou presença no painel “Comunicação Legislativo Digital: Conectando Parlamentos e Cidadãos através da Televisão e do Rádio”. A especialista ministrou palestra com o tema “Políticas Públicas de digitalização e oportunidades para o Legislativo” e ressaltou a importância do olhar atento das Assembleias para o assunto e deu o exemplo da expansão das TVs públicas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “O Programa Brasil Digital foi uma iniciativa pensada, com ajuda da Rede Legislativa e representantes da EBC, em como expandir a TV pública no Brasil. Com esse objetivo de ampliar a oferta de TV digital da radiodifusão pública no país, nós conseguimos aprovar esse projeto no Novo PAC para contemplar cerca de 250 municípios”, destacou.
6ª edição do Prêmio UNALE Assembleia Cidadã
O anúncio dos vencedores do Prêmio UNALE Assembleia Cidadã agitou a plenária principal da 28ª Conferência Nacional da entidade no último dia de evento. Na disputa, três projetos de Assembleias distribuídos em quatro categorias: Atendimento ao Cidadão, Gestão, Projetos Especiais e Reportagem Legislativa.
Na categoria Atendimento ao Cidadão, o grande vencedor da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã foi o projeto “CCJ Cidadã”, da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALERO).
Na categoria Gestão, o projeto “Legis Vídeos”, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN) levou o troféu e carimbou uma premiação pela quinta vez no currículo da Assembleia.
Nos Projetos Especiais, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) levou a melhor com o projeto “ALEPE Antirracista”.
E, por fim, na categoria Reportagem Legislativa, a grande novidade da 6ª edição, o documentário “Sociedade Singular”, da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB) levou o troféu.
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE
Fotos: Jessen Peixoto e Carla Beckmann/UNALE



