A 2ª Reunião Ordinária do Colegiado das Secretarias-Gerais da Mesa das Assembleias Legislativas foi realizada na manhã desta terça-feira (3), na EXPO MAG, no Rio de Janeiro, na 27ª Conferência Nacional da Unale. O evento reúne cerca de 1500 conferencistas de todo o Brasil e do mundo.
No encontro, após a abertura realizada pelo coordenador-geral do Colegiado, Igor Albuquerque (ALESE), foi apresentado pelo coordenador o Painel “A questão das proposições flagrantemente inconstitucionais ou antirregimentais: a experiência dos Estados”, ao lado do secretário Legislativo da ALERR, Jardel Souza.
Na sequência, os membros das Secretarias-Gerais da Mesa discutiram o planejamento de ações do Colegiado ao longo do ano de 2025 e as pautas que terão maior destaque no cenário dos Parlamentos Estaduais no próximo ano.
O coordenador-geral do Colegiado, Igor Albuquerque, comentou sobre a importância da realização do encontro ao longo da 27ª Conferência Nacional da Unale. “São várias temáticas importantes que estão sendo debatidas entre essas entidades que orbitam à Unale. Portanto, a Unale tem um papel fundamental, não só congregando esses legisladores, mas também, congregando os próprios legislativos e todos esses servidores que subsidiam o trabalho dos deputados para que as leis sejam melhor produzidas, com maior qualidade e com maior segurança jurídica. É uma oportunidade única para nós estarmos reunindo mais uma vez os secretários e os diretores legislativos na discussão de temáticas que são de extrema importância para a segurança jurídica do que se produz dentro dos Parlamentos”, destacou.
Os diretores legislativos e secretários-gerais da Mesa definiram o calendário de encontros do Colegiado no ano de 2025. Foi definido que serão realizados quatro encontros ordinários, em março, junho, setembro e o último, na Conferência Nacional da Unale de 2025.
Estiveram presentes na 2ª reunião ordinária do Colegiado os secretários e diretores legislativos: Igor Albuquerque (Alese), Lucilene Monteiro (Aleto), Fabiano Henrique (Alesc), Fábio Vinícius (Alepe), Maurício Moura (Alepe), Nailim Santana (Alepe), Janaína Polla (ALMT), Gabriel Scardini (ALMT), Thiago Antônio (ALMT), Albano Vanderley (ALPB), Estephany Nogueira (ALEPA), Jardel Souza (ALERR) e Bráulio Martins (Alema).
Por Gabriel Spies/Ascom Unale