abelHá 15 anos, nascia a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas. Começava, então, um movimento que viria a se alastrar pelo país: o de criação e instalação de escolas nas casas legislativas e nos tribunais e contas. As primeiras iniciativas aconteceram nas Assembleias Legislativas e, com o tempo, as câmaras e os tribunais de contas também despertaram para a necessidade de investir na qualificação de servidores públicos e, até, dos próprios parlamentares.

Ao longo de 15 anos, as escolas se transformaram em centros de irradiação de conhecimentos e de formação também junto às comunidades regionais com vistas à construção da cidadania. Atualmente, a Educação Legislativa tem um papel essencial na formação profissional, educacional e política da sociedade, seja no âmbito regional, seja nacional, e está presente no Senado Federal, na Câmara Federal, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, nos Tribunais de Contas, nas Assembleias Legislativas, em mais de 100 Câmaras Municipais.

Um projeto exitoso, que já é quase um movimento nacional, comum à maioria das Escolas, é o que leva jovens estudantes a ter experiências práticas da vida parlamentar nas câmaras e das assembleias. No “Parlamento Jovem”, como é mais conhecido, os participantes passam por processos seletivos, conhecem o processo legislativo e apresentam projetos de lei que podem ser incorporados às proposições dos parlamentares. E, assim, a educação legislativa vai promovendo uma transformação positiva, uma qualificação da vida política brasileira, preparando uma nova geração de políticos, afinal, os jovens de hoje são os políticos de amanhã.

Este XXXI Encontro Nacional da ABEL, realizado pela tradicional parceria com a Unale, marca os 15 anos de uma revolução silenciosa, que começamos no século passado e tem sido uma bandeira constante de todos os que estão comprometidos com a modernização e o aperfeiçoamento da educação nas Casas Legislativas e nos Tribunais de Contas. Olho para trás e vejo uma estrada longa e árdua já percorrida, mas toda a nossa luta tem sido gratificante. Olho para o futuro e vejo também um longo caminho que nos conduz pela evolução a um país melhor. De minha parte só tenho a agradecer a todos os dirigentes, educadores e incentivadores que comigo construíram este universo educacional que se transformou numa causa maior pelo Brasil.

Fonte: ABEL
Compartilhe!