O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro. A data remete ao dia da morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no ano de 1695, um dos símbolos nacionais pela resistência à escravidão e enfrentamento ao racismo.
A data entrou no calendário oficial em 2011, e já era considerada feriado em alguns estados e municípios. Em 2023 o Congresso Nacional aprovou a lei que transforma o Dia da Consciência Negra em feriado nacional. Este ano, a data será comemorada, pela primeira vez, em todo o país.
A vice-presidente da região Sudeste da Unale, deputada Tia Ju (RJ), comentou sobre a importância da celebração do dia e a importância histórica da data. “Celebrar o Dia da Consciência Negra é reconhecer a importância e a força da história e da cultura afro-brasileira em nossa identidade. É um momento de orgulho, reflexão e também de conscientização sobre os desafios ainda enfrentados pela população negra no Brasil. Que este dia nos inspire a avançar cada vez mais na luta por igualdade de oportunidades e valorização das raízes que moldam nosso país. Juntos, somos mais fortes e capazes de transformar nossa realidade”, enfatizou.
Por Lorranne Miranda/Ascom Unale