A bandeira nacional foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. Essa data foi estabelecida após a alteração da Bandeira do Brasil, quando houve a mudança de monarquia para a república no país. Este ano a homenagem à bandeira completa 135 anos.
A mudança da bandeira na ocasião foi uma decisão para se livrar de símbolos que remetessem à monarquia. A atual bandeira se instaurou por meio de um decreto emitido pelo presidente Deodoro da Fonseca. Seus criadores foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.
Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza as matas brasileiras, o amarelo é o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco é a paz. O círculo azul tem dois significados sendo um que representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República e o outro significado é que representa o céu e os rios brasileiros.
Curiosidades sobre a Bandeira do Brasil:
A Bandeira Nacional é hasteada de maneira permanente na Praça dos Três Poderes em Brasília. No primeiro domingo de cada mês, é realizada uma cerimônia de troca da bandeira.
A Bandeira do Brasil contém 27 estrelas, as quais representam cada um dos estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.
A última modificação feita na bandeira foi no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
A bandeira brasileira tem o lema impresso nela: Ordem e Progresso, e é inspirado em uma corrente de pensamento conhecida como positivismo e tendo como base uma frase do criador dessa corrente, o filósofo francês Augusto Comte. A frase era “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.
Por Lorranne Miranda/Ascom Unale