17 de novembro: Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Data enfatiza a conscientização a respeito da saúde do homem em todo país

Neste domingo (17), se celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), é o segundo mais comum entre homens no Brasil, sendo o primeiro o câncer de pele.

A data faz referência ao Novembro Azul, mês destinado a conscientização da população mundial a respeito da saúde do homem e do diagnóstico precoce e tratamento adequado sobre o câncer de próstata. O movimento foi criado em 2003, na Austrália, e ganhou o mundo. No Brasil, a campanha foi introduzida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

De acordo com o Ministério da Saúde, diariamente, 42 homens morrem em decorrência da doença e três milhões vivem com doença. Mesmo assim, segundo a Pasta, o número de consultas urológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu 33,5%, e as internações de pacientes com o diagnóstico da doença tiveram queda de 15,7%.

Manter a prevenção e buscar o diagnóstico precoce é salutar. Se descoberta precocemente, a doença pode ter até 90% de chance de cura. O SUS oferece, de forma integral e gratuita, todas as modalidades de tratamento contra o câncer de próstata.

Sintomas:

O câncer de próstata, na fase inicial, não apresenta sintomas e quando os sintomas começam a se manifestar, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• Dor óssea;
• Dores ao urinar;
• Vontade de urinar com frequência;
• Presença de sangue na urina e/ou sêmen.

Fatores de risco:

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• Obesidade

Prevenção e tratamento

A melhor (e única) forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo quando não existam sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem fatores, devem ir ao médico urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao profissional de saúde avaliar alterações na glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

Novembro Azul: Faça por Você

A Unale tem o objetivo de alertar e conscientizar os homens sobre os perigos do câncer de próstata. A entidade promove, por meio de sua Comissão de Saúde, a campanha do Novembro Azul, que neste ano contará com o slogan “Faça por Você”. O grande objetivo é mostrar a todos a importância de se cuidar e realizar o exame preventivo do câncer de próstata.

O presidente da Comissão, deputado Jorge Vianna (DF), comentou sobre a importância dos homens se atentarem para o diagnóstico precoce da doença e rechaçou o preconceito com o exame de toque. “Todo mês de novembro, nós homens, ouvimos aquelas brincadeiras sobre o exame do toque. Temos que nos inspirar nas mulheres. Elas têm essa consciência de se prevenir. Esse preconceito é bobagem. Eu já fui várias vezes ao urologista para me prevenir. Não podemos perder nossas famílias, o crescimento dos nossos filhos, dos nossos netos, para essa doença silenciosa. Procure um médico, de homem para homem, faça isso”, frisou.

Por Gabriel Spies/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
NOTA DE PESAR

É com profunda tristeza e imenso pesar que a UNALE comunica o falecimento do ex-deputado Fernando Bastos, pai da secretária-geral

Pular para o conteúdo