Nesta sexta-feira, 15 de novembro, é celebrado o Dia da Proclamação da República, ação feita por um grupo de militares do Exército, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca. O ato tirou o Brasil de uma monarquia de quase 70 anos e tornou o país em uma República presidencialista. Depois disso, o povo passou a ter soberania, podendo eleger seus representantes políticos. Este ano se completa 135 anos do marco histórico.
A Proclamação da República sucedeu na atual praça da República, que na época era conhecida como praça da Aclamação, no Rio de Janeiro. O Brasil foi comandado pela monarquia do império de Dom Pedro II até 14 de novembro de 1889.
O que é uma República
A República é uma forma de governo na qual, ao contrário do que acontece na Monarquia, o povo tem soberania e elege seus representantes políticos. Estes representantes devem trabalhar para garantir que os anseios e necessidades dos cidadãos sejam atendidos pelo Estado.
O Brasil é uma República Federativa. O território do país é dividido em territórios menores que possuem seu próprio poder administrativo sem, entretanto, perder sua conexão com o Estado.
Por Lorranne Miranda/Ascom Unale