Hoje, 12 de agosto, se comemora o Dia Nacional da Juventude.

A data é comemorada em prol dos quase 51 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano de 2019, o Congresso Nacional criou uma Frente Parlamentar que objetiva garantir a efetividade de políticas públicas direcionadas à promoção do emprego, à educação e à saúde dos jovens. Por isso, uma das bandeiras da Unale nesta gestão é a inserção, mesma que de maneira remota, do jovem no processo parlamentar, no mercado de trabalho e promover o seu acesso às avançadas tecnologias para oportunizar um futuro de desenvolvimento para o Brasil.

Na entidade, a Pasta que trata da Juventude, Esporte e Lazer, é um espaço de debate de temas específicos relacionados à juventude brasileira e busca promover uma aproximação com o público jovem. Através da participação ativa dos parlamentares que atuam com esta bandeira, a Secretaria busca aprimorar o conhecimento, capacitar o parlamento juvenil e incentivar a inserção de jovens na política brasileira, por meio da elaboração de projetos de lei embasados em estudos e pesquisas em todos os estados.

Estabelecida em 2008, a Secretaria tem como eixo central a discussão acerca do empoderamento político, profissionalização, educação sexual, inclusão sociocultural e educação da juventude brasileira. As discussões têm o intuito de implementar e fomentar o desenvolvimento e a integração social e cultural dos jovens no país.

Camila Ferreira/ Ascom Unale
Compartilhe!