Com um olhar atento às atividades parlamentares, a União Parlamentar Sul Americano e do Mercosul – UPM discorreu na tarde desta quarta-feira (09), sobre educação e principalmente relações de fronteiras, além de assuntos gerais na abertura da 25ª Conferência Nacional da Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativo Estaduais. O evento da Unale que está vivenciando seu Jubileu de Prata (25 anos) acontece na capital pernambucana, estádio Arena Pernambuco.

A conferência contou com direção dos trabalhos pelo deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), presença física de parlamentares de todo o país e representantes do Uruguai, Argentina e Bolívia, como também, de participações virtuais como o da professora Cláudia Pires do Rio Grande do Sul, o professor Hansen, José Persigo, Secretário Geral do Fórum de Preservação e Uso Racional do Rio Uruguai da UPM, Karina Casta e os deputados Fabiano da Luz (PT-SC) e Edgar Reas (MDB-GO).

“Me sinto confortável participando desta reunião que foi participativa e propositiva com a participação de parlamentares do Uruguai, Bolívia e Argentina. Tratamos de assuntos importantíssimos para nós representantes do poder legislativo. Agradeço a todos pela participação e que tenhamos mais oportunidades para debatermos soluções práticas nos parlamentos de todo o Mercosul”, destacou o deputado Clóvis Ferraz (PSD-BH).

A UPM é uma associação civil, sem fins lucrativos, que congrega legisladores e legislativos de todos os países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile). A UPM oferece soluções para integração dos países do Mercosul, com o objetivo de desenvolver políticas econômicas e socioculturais.

A Conferência Nacional da Unale tem como tema “Rumo ao Parlamento do Futuro”, propõe práticas para o bom desenvolvimento dos legislativos estaduais. O evento é uma realização da Unale e Alepe, conta com apoio da Secretaria de Turismo e Lazer, Empetur e governo do Estado de Pernambuco.

Por Cláudio Higino

Compartilhe!