Unificação de procedimentos entre os policiais legislativos ganha destaque do encontro da UNIPOL

A 27ª Conferência da União Nacional das Assembleias Legislativas (UNALE) teve início na terça-feira, 3 de dezembro, com palestras, encontros e seminários que antecederam a abertura oficial. A União Nacional de Policiais Legislativas (UNIPOL) foi uma das instituições participantes, com o XV Encontro Nacional das Polícias Legislativas.

Durante o evento, o gerente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Edson Vieira, foi empossado como novo presidente da UNIPOL e destacou a importância da unificação nacional dos procedimentos a serem adotados pelos policiais legislativos em todo o país.

“A unificação nacional de normativas e procedimentos é fundamental para orientar as ações dos policiais legislativos em todo o país. Com isso, teremos um parlamento mais protegido e também profissionais valorizados e reconhecidos”, enfatiza o novo presidente.

No seminário, também foi discutida a situação cadastral da UNIPOL, o Projeto de Lei 5.948/23, que permite a utilização de arma de fogo para policiais legislativos, ainda em tramitação na Câmara dos Deputados. Debateu-se, ainda, a atuação das polícias legislativas nas câmaras municipais e sua constitucionalidade.

Para encerrar as discussões, foi criado um grupo de trabalho que mapeará a realidade das polícias legislativas no país e, ao mesmo tempo, apontará soluções para os desafios enfrentados.

Por Fátima Gomes/ ALERJ

Foto: Divulgação Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo