Uma delegação de parlamentares de oito Estados brasileiros participou, de 5 a 9 de setembro, em Québec, no Canadá, da Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas (Copa) e da reunião anual da Rede de Mulheres Parlamentares. Chefiada pelo presidente da Unale, José Luís Tchê, a delegação se reuniu com o presidente da Copa e da Assembleia Nacional de Québec, deputado Jacques Chagnon, e com parlamentares de diversos países.

Uma delegação de parlamentares de oito Estados brasileiros participou, de 5 a 9 de setembro, em Québec, no Canadá, da Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas (Copa) e da reunião anual da Rede de Mulheres Parlamentares. Chefiada pelo presidente da Unale, José Luís Tchê, a delegação se reuniu com o presidente da Copa e da Assembleia Nacional de Québec, deputado Jacques Chagnon, e com parlamentares de diversos países para debater assuntos pertinentes à saúde, educação, economia e desenvolvimento. A Assembleia Geral da Copa reuniu comitivas de 18 países e 45 parlamentos representados.

A delegação brasileira participou, também, da reunião do Comitê Executivo, onde firmou o compromisso de realizar um encontro da Copa durante a Conferência da Unale, em Natal, em maio e junho do próximo ano. O presidente José Luís Tchê aproveitou o encontro para convidar os parlamentares estrangeiros a participar da XVI Conferencia Nacional (CNLE). “A proposta foi aprovada e, provavelmente, vamos receber delegações de diversos países em Natal”, comemorou.

A Unale possui três cadeiras no Comitê Executivo da Copa e comanda uma das seis Comissões Temáticas da instituição. No dia 7, o presidente da Unale dirigiu a reunião da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Segurança dos Cidadãos. Participaram desse encontro parlamentares de diversas nacionalidades que assistiram às palestras e apresentaram alternativas para os problemas na área dos direitos humanos.

Compartilhe!