tche_postalA renegociação das dívidas dos estados com a União será tema da XVI Conferência Nacional da Unale, que acontecerá a partir do dia 29 de maio, em Natal (RN). Este é um dos temas aprovados nesta terça-feira (31), pela Diretoria Executiva da Unale, que se reuniu em Porto Alegre (RS). O tema principal da conferência é “Matriz energética e alternativas para o futuro”.

tche_postalA renegociação das dívidas dos estados com a União será tema da XVI Conferência Nacional da União Nacional dos Legislativos Estaduais (CNLE), que acontecerá a partir do dia 29 de maio, em Natal (RN). Este é um dos temas aprovados nesta terça-feira (31), pela Diretoria Executiva da Unale, que se reuniu em Porto Alegre (RS). O tema principal da conferência é “Matriz energética e alternativas para o futuro”.

A reunião foi conduzida pelo presidente da entidade, deputado José Luís Tchê (PDT/AC – à direita na primeira foto). Além de definir a programação da XVI CNLE o encontro também avaliou as atividades realizadas em 2011 e promoveu uma revisão do estatuto da entidade.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), aproveitou o encontro realizado no Everest Porto Alegre Hotel para convidar os colegas de outros Estados a participar do debate público que será realizado pela ALMG sobre as dívidas dos Estados. O evento ocorre no próximo dia 13, a partir das 14h, por iniciativa da Comissão Especial da Dívida Pública.

Posse

Na parte da tarde, os parlamentares participaram da posse do deputado Alexandre Postal (à esquerda na primeira foto e em destaque na foto ao lado) na presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na ocasião, também foram eleitos e empossados os demais membros da Mesa Diretora que comandará a Assembleia até 31 de janeiro de 2013.

Exercendo o quinto mandato como deputado, Postal é um dos parlamentares com mais tempo de Casa. Ele ingressou no Parlamento em 1994, reelegendo-se com número crescente de votos a cada Legislatura. Foi por duas vezes, presidente da Unale.

Em seu primeiro discurso como presidente da Assembleia, Postal, que integra partido de oposição ao governo do Estado, destacou que usará a experiência  adquirida em cinco mandatos em sua gestão à frente do Legislativo. “A Assembleia será um espaço aberto de debates com o governo, investidores, instituições públicas e privadas, entidades representativas da população, para discutir o Estado que queremos”, garantiu.

“O que é bom para o Rio Grande, é bom para nós”, disse, garantido que as iniciativas do governo que tiverem esse viés, sempre terão a compreensão da presidência da Casa.

Após o pronunciamento de Postal, ele foi presenteado com uma placa entregue pelo presidente da Unale, José Luis Tchê, em nome dos legislativos e legisladores estaduais. A placa tem a seguinte mensagem: “A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) tem orgulho de seu ex-presidente, deputado Alexandre Postal, por assumir, nesta data, a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Desejamos sucesso e felicidade pessoal no exercício do mandato”.

Ficou assim a composição da Mesa Diretora do legislativo gaúcho:

Presidente: Alexandre Postal (PMDB)
1º vice-presidente: Zilá Breitenbach (PSDB)
2º vice-presidente: Alceu Barbosa (PDT)
1º secretário: Pedro Westphalen (PP)
2º secretário: Valdeci Oliveira (PT)
3º secretário: José Sperotto (PTB)
4º secretário: Catarina Paladini (PSB)
1º suplente de secretário: Álvaro Boessio (PMDB)
2º suplente de secretário: Luciano Azevedo (PPS)
3º suplente de secretário: Raul Carrion (PCdoB)
4º suplente de secretário: Carlos Gomes (PRB)

Fotos: Galileu Oldenburg | Agência ALRS

Compartilhe!