Deputados estaduais, presidentes das Assembleias Legislativas e representantes da Unale, se reuniram hoje, 16, com o presidente da República, Michel Temer, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Eunício de Oliveira. O intuito dos encontros foi defender o fortalecimento do poder legislativo estadual, através da apresentação de textos propositivos acerca das Reformas Política e Previdenciária, e outras bandeiras levantadas pela entidade, como a PEC 47, que concede maior autonomia aos estados para legislarem.
O presidente da Unale, deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), destacou a relevância do compromisso do chefe da Federação, Michel Temer, de acompanhar atenciosamente o trâmite dos referidos debates dentro do Congresso Nacional. “O presidente Temer entendeu que muitas questões podem ser dissolvidas através do diálogo entre os Poderes. Hoje o parlamentar estadual está limitado em suas ações, mas com a aprovação da PEC 47 este cenário irá mudar e o país tomará um novo rumo onde os estados cumpram o seu papel no crescimento brasileiro”, explanou.
A comitiva, que também participou de audiência com os presidentes das Casas do Congresso Nacional, tratou de temas relevantes para o cenário político e econômico no qual o país está inserido. Na ocasião, ainda foi entregue documento contendo o posicionamento da entidade em torno dos textos das reformas pelas quais o Brasil necessita passar para alcançar o progresso almejado e esperado por toda a população brasileira.
Por conseguinte, foi entregue pelo presidente Adjuto Afonso às autoridades, o convite para participação na 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que será realizada nos dias 7, 8 e 9 de junho, em Foz do Iguaçu/PR. O maior encontro de parlamentares da América Latina irá discutir “O Brasil e suas reformas”, com a expectativa de público de 1.800 participantes para este grande momento do legislativo estadual.
Ascom Unale