Rio Branco, capital do Acre, vai sediar a próxima reunião da diretoria da Unale, marcada para o dia 24 de abril. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (17), na sede da entidade, em Brasília, atendendo solicitação do deputado José Luis Tchê, que quer ampliar o debate sobre a dívida dos Estados com a União, levando a discussão também para as universidades locais.
Esta foi a principal decisão tomada durante reunião da Diretoria Executiva, a primeira sob o comando do deputado Sérgio Leite (PE) na presidência da Unale. Tchê aproveitou o pedido do presidente do Legislativo gaúcho, deputado Gilmar Sossella, para que a Unale reforçasse as ações para a renegociação da dívida dos Estados, em tramitação no Congresso Nacional.
A promoção da XVIII Conferência Nacional foi outro assunto debatido no encontro. Brasília e Espírito Santo são as cidades com maiores chances de abrigar a próxima CNLE, a se realizar no início de maio. A sede do encontro será definida nos próximos dias. A agenda da entidade para o semestre prevê, ainda, visita técnica a Frankfurt, na Alemanha, no período de 14 a 23 de março.
Doze parlamentares participaram da reunião: Sérgio Leite e Zé Maurício Cavalcanti (PE), Adjuto Afonso e Marcelo Ramos (AM), Gilmar Sossella e Zilá Breitenbach (RS), Raniery Paulino (PB), Sandro Locutor (ES), Kennedy Nunes (SC), Ana Cunha (PA), José Luis Tchê (AC) e Alencar da Silveira Jr (MG).