Com três dias de agenda intensa, a presidente da Unale, deputada Ana Cunha (PSDB-PA), acompanhada do presidente da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, deputado Ricardo Barbosa (PSB-PB), do diretor geral da entidade, Germano Stevens e da assessora internacional da Unale, Juliana Freitas, receberam uma comitiva de quatro representantes da Associação Internacional das Cidades Irmãs da China (CIFCA) na cidade de Belém/PA, entre os dias 12 a 15 de dezembro.
O grupo, liderado pelo secretário geral da CIFCA, senhor Qing Boming e outros três coordenadores de projetos da entidade, esteve reunido com autoridades políticas e grupos de empresários paraenses. As visitas contemplaram comunidades ribeirinhas produtoras de cacau e produtos orgânicos/artesanais, além da companhia Albras, a maior produtora de alumínio do Brasil, onde teve a oportunidade de acompanhar o processo de fabricação das barras de alumínio para distribuição no país e para exportação.
Além disso, os chineses se reuniram com o presidente da FAEPA – Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Carlos Xavier, e foram recebidos na Assembleia Legislativa Estadual, pelo presidente Márcio Miranda (DEM-PA), que falou da importância desta visita ao estado do Pará. “Acredito que a partir desta vinda, alavancada pela Unale na pessoa da presidente deputada Ana Cunha, muitos projetos e parcerias serão firmadas em benefício do nosso estado”, comentou.
A delegação ainda sobrevoou uma área de reserva ambiental e conheceu o parque tecnológico da Universidade Federal do Pará, onde são desenvolvidas pesquisas e firmadas parcerias e exportações de empresas paraenses instaladas no local.
O governador do estado, Simão Jatene, juntamente com o prefeito da capital, Zenaldo Coutinho, receberam os visitantes no Palácio do Governo do Pará, onde conversaram sobre as possibilidades de convênio entre cidades do Pará com cidades chinesas, incluindo a relação de irmandade entre Belém e a cidade chinesa de Shaoxing, estabelecida em 2006, mas que não está ativa no momento.
“Com esta visita, janelas e oportunidades de negócios estão sendo abertas e espero que possamos conhecer melhor e estabelecer parcerias estratégicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse o governador.
O objetivo da visita é pautado no interesse da entidade em firmar convênios através das relações de irmandade entre cidades do estado do Pará com cidades chinesas, que tenham características comuns no âmbito cultural, comercial, turístico e educacional. O secretário geral da CIFCA, Qing Boming, diz ter ficado surpreso com o que viu no Pará. “Nos sentimos honrados com a receptividade que tivemos e surpresos com tudo o que vimos por aqui”, comentou. Qing ressaltou o interesse em estreitar as relações da China com o Brasil em áreas como a cultura, economia, investimentos na juventude e infraestrutura. “Temos um grande parceiro no Brasil, que é a Unale, e esperamos através desta ponte, estabelecer relações de amizade com outros estados brasileiros”, concluiu.
A UNALE, como entidade representativa dos 1.059 parlamentares estaduais brasileiros e os seus respectivos parlamentos, busca em sua atuação internacional, criar oportunidades para os legisladores aperfeiçoarem seus conhecimentos em contato com experiências bem-sucedidas de outras nações e instituições, bem como fomentar as relações de interesse mútuo entre os países, fortalecendo o desenvolvimento econômico e cultural brasileiro através dos estados.