delegacao-na-chinaComo resultado das relações estabelecidas entre a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e a Associação Internacional das Cidades Irmãs da China (CIFCA), através de acordo de cooperação entre as duas entidades, a presidente da Unale, deputada Ana Cunha (PSDB-PA) e membros da diretoria executiva da entidade, receberão uma comitiva de quatro representantes da CIFCA na cidade de Belém, no Pará.

A delegação ao longo de três dias, participará de reuniões e visitas técnicas à Assembleia Legislativa Estadual, onde será recebida pelo presidente, deputado Marcio Miranda (DEM-PA), bem como ao governo do estado, fábricas e indústrias locais, pontos turísticos, áreas de reserva ambiental, parque tecnológico, dentre outros.

O objetivo da visita é pautado no interesse da entidade em firmar convênios através das relações de irmandade entre cidades do estado do Pará com cidades chinesas que tenham características comuns no âmbito cultural, comercial, turístico e educacional.

A UNALE, como entidade representativa dos 1.059 parlamentares estaduais brasileiros e os seus respectivos parlamentos, busca em sua atuação internacional, criar oportunidades para os legisladores aperfeiçoarem seus conhecimentos em contato com experiências bem-sucedidas de outras nações e instituições, bem como fomentar as relações de interesse mútuo entre os países, fortalecendo o desenvolvimento econômico e cultural brasileiro através dos estados.

Conferência Legislativa na China

Em novembro deste ano, a Unale enviou delegação para participar da Conferência da Associação Internacional das Cidades Irmãs da China – CIFCA, realizada entre os dias 10 e 11, onde teve assento privilegiado como convidada de honra no evento, além de participar de registro fotográfico solene com o vice-presidente da China, Sr. Li Yuanchao, e outros líderes políticos mundiais.

Com o objetivo de fortalecer as relações institucionais, legislativas, comerciais e promover o intercâmbio parlamentar, a delegação participou de palestras, discussões, visitas e encontros, mantendo diversos contatos e debatendo assuntos referentes ao mandato parlamentar. A delegação participou ainda de reuniões as quais fortaleceram as relações institucionais da entidade, bem como proporcionaram oportunidades de viabilizar maior intercâmbio parlamentar entre os países.

A CIFCA, que acontece a cada dois anos desde o ano de 2008, realizou em 2016 o quinto encontro, contou com mais de mil participantes, 144 cidades irmãs e 56 países. No total, mais de 500 cidades do mundo mantêm relações de irmandade com cidades chinesas.

Compartilhe!