O munícipio de Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, será sede da Conferência Nacional da Unale, que acontecerá nos dias 24, 25 a 26 de novembro. O lançamento oficial da Conferência, conduzido pela presidente da entidade, deputada Ivana Bastos (PSD-BA) e pelo presidente da comissão organizadora e vice-presidente da região centro-oeste na Unale, deputado Lidio Lopes (Patri-MS), aconteceu nesta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems).

O lançamento foi prestigiado por representantes de 14 estados, o presidente da Assembleia Legislativa do Goiás e do Colegiado de Presidentes, deputado Lissauer Vieira (PSB-GO), o tesoureiro-geral da Unale, deputado Diogo Moraes (PSB-PE), os vice-presidentes Ricardo Ayres (PSB-TO) e Wellington Moura (PRB-SP), os deputados Herculano Borges (PSD-MS), José Luis Tchê (PDT-AC), Celise Laviola (MDB-MG), Dr. Neidson (PMN-RO), Jory Oeiras (DC-AP), Wellington do Curso (PSDB-MA), Goretti Reis (PSD-SE), Raniery Paulino (MDB-PB) e Adjuto Afonso (PDT-AM).

O presidente da Casa anfitriã do evento, deputado Paulo Corrêa (PSDB-MS), ressaltou a importância que a Unale sempre representou em busca de potencializar as unanimidades e simetrias nos parlamentos, que são as aspirações mais diretas do cidadão. “A Unale é uma instituição essencial e acolhemos a oportunidade de sediarmos a Conferência. Nos sentimos engrandecidos e honrados por este papel e mobilizaremos todos os esforços para que este encontro alcance todos os objetivos estabelecidos”, afirmou o presidente.

A presidente da Unale enfatizou o ano comemorativo do Jubileu de Prata da entidade, “estou tendo o privilégio de conduzir a Unale por dois anos desafiadores que marcam a história da humanidade, mas que compõem dois capítulos da tragetória da nossa entidade. A Unale chega aos seus 25 anos em meio à uma pandemia, mas muitos foram os momentos, os atores, os desafios e as pautas que escreveram essa brilhante história”, disse Ivana, que na oportunidade, entregou um troféu de reconhecimento aos parlamentares da Casa em homenagem ao ano festivo.

A presidente ainda destacou as expectativas para a 24ª Conferência, que terá como tema Redesenhando os Caminhos do Parlamento. “Faltam 68 dias para Campo Grande sediar o maior evento de parlamentares da América Latina. A certeza de que o planejamento e a organização deste evento estão muito bem encaminhados nos permitem, com muita alegria e esperança no seu sucesso, fazermos oficialmente seu lançamento”, disse.

O deputado Lidio ressaltou que esta será “a primeira Conferência híbrida na história da Unale, então além da presença dos participantes, teremos um alcance ainda mais potencializado e as discussões serão ampliadas a outro patamar, mais tecnológico e acessível”.

Em sua fala, o presidente do Colegiado de Presidentes e da ALEGO, deputado Lissauer, enfatizou que “a Conferência será um congresso de sucesso que atenderá as expectativas de todos os estados através da troca de experiências para retomarmos a economia e o desenvolvimento. Foram anos desafiadores, mas conseguimos atravessar, e parabenizo a presidente pela condução neste momento de tantas incertezas”.

O lançamento contou ainda com a presença dos chefes do executivo da capital, o prefeito Marquinhos Trad e a vice-prefeita, Adriane Lopes.

A Conferência

A Conferência Nacional da Unale é o maior encontro parlamentar da América Latina e é organizada anualmente com o apoio das Assembleias Legislativas. O objetivo é o debate de propostas para a melhoria e desenvolvimento do País, a partir da experiência dos parlamentares das diferentes regiões e partidos do território brasileiro. A última edição foi realizada em novembro de 2019, na Bahia.

Reunião da Diretoria

Após a cerimônia de lançamento, a diretoria da Unale esteve reunida de forma híbrida para alinhar detalhes quanto à realização da Conferência. Na pauta, foram definidos detalhes da programação, homenagens e sugeridos temas para o debate que acontecerá em novembro.

Além dos parlamentares presentes, também participaram da reunião de forma virtual, o vice-presidente da Unale, deputado Vilmar Zanchin (PMDB-RS), os deputados Gabriel Picanço (PRB-RR), Catarina Guerra (SD-RR) e Kennedy Nunes (PTB-SC).

Por Juliana Freitas/ Unale

Compartilhe!