Na manhã desta segunda-feira (25), o presidente da Comissão de Saúde da UNALE e membro da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia, deputado Jorge Viana (DF), promoveu sessão solene em Homenagem ao março roxo, onde graças a este evento o parlamentar prometeu a liberação de verba ao Hospital de Base para a compra do aparelho vídeo eletroencefalograma que irá ajudar no tratamento da epilepsia.

Jorge Vianna (DF) destacou a importância de dar luz a essa tratativa e desmistificar o problema, buscando mais visibilidade à temática. “Muita gente não sabe como ajudar alguém que está passando por uma crise convulsiva, e também confundem a epilepsia com outras doenças neurológicas. É preciso informar, é preciso comunicar, é preciso orientar como proceder neste momento. E, através da UNALE, a informação chegará em todo o Brasil,” destacou.

O diretor-geral da UNALE, Fernando Brandão, compôs a mesa e discursou sobre a importância de levar essa temática a todos os Estados. “Iremos disseminar a discussão desta temática por todo o Brasil e a UNALE será o eixo catalisador desta ação em busca de conscientizar sobre a Epilepsia”, disse.

Os representantes que participaram da sessão solene, deixaram claro a importância do acesso de qualidade ao tratamento da epilepsia, com medicações e uma equipe multidisciplinar que esteja qualificada para gerar mais qualidade de vida ao paciente, até em casos mais extremos, onde seja necessária uma intervenção cirúrgica.

Compareceram na sessão: a embaixadora da Associação Brasileira de Epilepsia de Goiânia Aline Priscila Pansani; O diretor da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Cícero Nunes Abiorana; O médico chefe do serviço de neurologia representante do Hospital da Criança de Brasília, DR. Benicio Oton de Lima; O médico neurologista da Referência Técnica Distrital-RTD, representante da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal- SES-DF, DR. Hamilton Cirne; o superintendente do Hospital de Base- IGES-DF; Guilherme Porfírio Pereira Lisboa; o ouvidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputado Jorge Vianna e o diretor-geral da Unale, Fernando Brandão

Purple Day

O Purple Day, ou “Dia Roxo”, é realizado no dia 26 de março, é um dia de esforço internacional dedicado à conscientização das pessoas sobre a epilepsia e o combate ao preconceito em todo o mundo. Esse dia foi criado por uma criança de nove anos de idade, Cassidy Megan, de Nova Escócia-Canadá, juntamente com a Associação de Epilepsia da cidade.

Por Michele Gonçalves/Ascom Unale

Compartilhe!