Em consonância com as ações de trabalho das Secretarias Temáticas da Unale, a entidade promoveu nesta manhã (25), por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o seminário de turismo “Perspectivas para retomada pós-pandemia“, com os trabalhos iniciados pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo(SE).

Comandado pelo presidente da Pasta, deputado Luciano Pimentel (SE), e com a presença dos demais membros, entre eles a vice-presidente de assuntos sociais, deputada Aldilene Souza (AP) e o secretário da Unale em Sergipe, deputado Georgeo Passos (SE), o evento contou com grandes personalidades do segmento a nível nacional e  proporcionou uma grande troca de experiências sobre o turismo brasileiro, em especial, as características e possibilidades para a retomada econômica após a pandemia de Covid-19.

O deputado Paulinho Ramos (AP), o deputado Zezinho Tupinamba (A) e a deputada Gracinha Garcez (SE) também acompanharam o debate de forma presencial.

Ao iniciar o seminário, o presidente Luciano Pimentel destacou a importância de se discutir as formas seguras para retomar o turismo brasileiro e dos diversos segmentos envolvidos direta e indiretamente com o setor. Pimentel também falou que “parcerias com o governo federal e com os governos locais irá ajudar a produzir estratégias para alavancar o turismo nacional.”

Durante a programação do seminário, foram apresentados três painéis que discutiram os desafios e oportunidades do turismo e suas perspectivas no cenário nacional, com destaque para pontos importantes, dentre eles: Os desafios e as oportunidades do turismo na nova economia; Turismo: Reflexos e perspectivas do turismo no cenário nacional e Trade turístico: Políticas públicas, estratégias e o fomento do ambiente de negócios.

A coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia, o diretor técnico do Sebrae de Alagoas, Vinicius Lages, a professora doutoranda da Universidade Tiradentes (Unit), Andreia Roque e o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro, trouxeram explanações enriquecedoras sobre como alavancar o segmento no Brasil.

“Uma das principais aliadas do turismo hoje em dia é a tecnologia. Pois é através dela que você consegue conectar o visitante ao destino, com o uso intensivo da divulgação digital, orientando e induzindo o consumidor para utilizar o serviço”, disse Ana Clévia.

Fábio Pinheiro ressaltou que “é preciso dar uma especial atenção ao potencial turístico dos municípios pois eles movimentam grande parte da economia local.”

Secretaria de Empreendedorismo e Turismo

A Secretaria de Turismo foi criada e incorporada à Secretaria de Empreendedorismo com o objetivo de com o debate e produção de informações e ideias na seara da temática do empreendedorismo e fortalecimento econômico no país, subsidiando os parlamentares estaduais para a sua atuação institucional e cooperação com o Poder Executivo.

Por Camila Ferreira/ Ascom Unale
Compartilhe!