O deputado estadual Sérgio Leite representou a Unale nas reuniões sobre a reforma política nesta quinta-feira. Em conversa com o presidente da Comissão da Reforma Política, deputado Almeida Lima, Sérgio lembrou que a Unale se reuniu com o colegiado de presidentes das assembleias em Santa Catarina e definiu que a entidade participará ativamente dos debates sobre esta reforma.

 

O deputado estadual Sérgio Leite (PT-PE) representou a Unale nas reuniões sobre a reforma política, no Senado e na Câmara Federal nesta quinta-feira (07/04). O parlamentar pernambucano, em conversa com o presidente da Comissão da Reforma Política, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), lembrou que a Unale se reuniu com o colegiado de presidentes das assembleias em Santa Catarina e definiu que a entidade participará ativamente dos debates sobre esta reforma.

Leite destacou que a Unale articula uma audiência conjunta, entre Câmara e Senado com a participação de deputados de todos os estados brasileiros. Os que não puderem participar pessoalmente poderão acompanhar a reunião por meio de videoconferência, oferecido pela Interlegis.

Sérgio Leite ainda conversou com os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ) e Humberto Costa (PT-PE) sobre a Reforma Política e os mesmos se mostraram firmes em defesa destas mudanças. Entre os temas a serem modificados com a reforma política está o mandato de cinco anos, mudança nas datas de posse, cotas para mulheres, financiamento e limite de gastos em campanhas, entre outros. O deputado Augusto Coutinho (DEM-PE) participou da reunião e apoia as iniciativas da Unale.

Outras ações para Reforma

O deputado Sérgio Leite convidou o presidente da Comissão para participar da XV Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que será em Florianópolis, Santa Catarina, nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2011, no Costão do Santinho. Um dos principais assuntos do encontro é justamente esse: “Reforma Política” O deputado Almeida Lima confirmou sua presença na conferência.

O presidente da Comissão, Almeida Lima, elogiou a iniciativa dos representantes da entidade: “Acho louvável e extremamente importante esta ideia da Unale. Inicialmente eu gostaria de realizar uma reunião por região do país, mas agora, acho importante todos os estados participarem também e vou lutar para que isso aconteça. Vou propor e defender a definição do sistema eleitoral através de plesbiscito para incentivar a participação popular. Este é o item mais complexo, importante e debatido da Reforma Política”, defendeu Lima.

Você pode assistir às entrevistas feitas pela TV Unale através do link: http://bit.ly/erKjJG

Compartilhe!