kenedyRepresentada pelos deputados, Sandro Locutor (PROS-ES) e Kennedy Nunes (PSD-SC) e o diretor-geral da entidade, Germano Stevens, a Unale esteve presente na manhã desta quinta-feira, 26, no bloco de abertura do I Fórum Nacional de Controle (TCU), promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e parceiros.

O evento, que será encerrado no dia 27 de outubro, conta com os mais diversos painéis que tratam sobre governança pública, controle externo e interno na administração pública estadual e federal.

Com o objetivo de integrar as instituições de controles dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, foi sugerida a normatização da governança pública que abrange todas as esferas de Poder, que se comprometerão a fortalecer as atividades de auditoria externa e interna fomentando assim as boas práticas de governança pública, de gestão de riscos e de melhoria dos órgãos.

Para Augusto Nardes, ministro e coordenador do Fórum, “ a governança é fundamental para o desenvolvimento do serviço público no país. O cidadão de hoje quer ser bem informado, quer um serviço prestado com qualidade e através da governança é possível se alcançar um parâmetro de excelência em todos os segmentos e nos serviços que o estado fornece à população”, defendeu. De acordo com Nardes, liderança, estratégia e controle são os pontos chaves da governança pública.

sandroO TCU elaborou um documento que indica dez passos para promover a governança no país. O trabalho será apresentado ao final do Fórum, que conta com a presença de autoridades nacionais e delegações internacionais.

A programação do evento segue durante a manhã desta sexta-feira, 27, com discussões sobre controle social e prevenção e combate à corrupção; controle interno essencial à governança e ao compliance e sustentabilidade do modelo de entrega da política pública em momentos de crise.

Camila Ferreira/ Ascom Unale
Compartilhe!