Nesta semana, a presidente da Unale e Secretária Regional da Confederação Parlamentar das Américas (COPA), deputada Ivana Bastos (BA), participa de reuniões administrativas das três secretarias da COPA, na cidade de Toluca, no México.

A Confederação, que congrega os parlamentos, parlamentares e entidades legislativas americanas, é composta por três secretarias situadas no Brasil (Unale), Canadá (Assembleia Nacional de Quebec) e México (deputados locais do Estado do México), que se reúnem nos dias 21 e 22 de março, representados pela presidente Ivana Bastos, secretária do Brasil, deputado Louis-Charles Thouin, secretário do Quebec, e deputada Karla Aguilar Talavera, secretária executiva da Copa no México.

O objetivo do encontro é tratar da reativação da entidade, uma vez que a mesma esteve inativa desde o ano de 2020, em decorrência da pandemia. “A partir deste encontro, teremos a oportunidade de contribuir, com a experiência da Unale, para este novo momento da COPA, que busca uma maior integração entre os países americanos. Sugerimos a promoção de ações conjuntas e o intercâmbio de boas práticas adotadas em benefício dos cidadãos, agregando experiências, mesmo com realidades tão distintas entre os países do continente americano”, disse Ivana.

Ao longo deste ano, estão previstos outros encontros para novas ações da entidade. Em agosto será feita uma nova reunião para composição do comitê executivo da COPA, o encontro será em Quebec (Canadá).

Por Juliana Freitas / Relações Internacionais da Unale

Compartilhe!