A delegação da UNALE, composta pelo presidente, deputado Sérgio Aguiar (CE); secretária-geral, deputada Ivana Bastos (BA); vice-presidente, deputada Tia Ju (RJ); e os secretários deputado Olyntho Neto (TO); deputada Camila Toscano (PB)e deputado Roosevelt Vilela (DF), participam nesta semana, nos dias 11 e 12, das Reuniões Constitutivas da Confederação Parlamentar das Américas (COPA).

O objetivo das reuniões é retomar a organização e refletir sobre os rumos da COPA, visto que a entidade necessita de uma reestruturação com as mudanças globais pós-COVID, quando as atividades tiveram uma pausa em suas ações.

“Temos urgência na realização desta reunião para que possamos retomar nossa aproximação e reintegrar os países americanos. Enfrentamos momentos desafiadores com a pandemia e ter um espaço de discussão com colegas de outros países em situações como esta – que vimos que não estamos isentos de passar, nos fortalece como legisladores e agentes que precisam estar à frente em muitas decisões”, disse Ivana.

Na ocasião, foram eleitos os Comitês Extraordinários Executivos da COPA e da Rede de Mulheres, bem como a escolha da sede para a 17ª Assembleia Geral da COPA e a 16ª Reunião Anual da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, que deve acontecer no mês de agosto, em Porto Rico.

A UNALE ocupou seis posições dentro do Comitê Executivo da entidade:

O presidente da entidade, deputado Sérgio Aguiar (CE), assumiu a representação dos Parlamentos regionais e organizações interparlamentares;
A deputada Ivana Bastos (BA) permanece como secretária executiva da COPA no Brasil;
A deputada Camila Toscano (PB) assumiu a presidência da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas;
A deputada Tia Ju (RJ) assumiu o cargo de Representante Regional da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas;
O deputado Olyntho Neto (TO) foi eleito Representante Regional da América do Sul; e
O deputado Roosevelt Vilela (DF) assumiu a posição de representante da UNALE como primeira organização interparlamentar associada à COPA.

Para o presidente da UNALE, “participar da COPA e da integração dos parlamentos fortalece e amplia a luta pelos direitos de milhões de cidadãos dos países do continente americano que confiaram a nós essa representatividade”.

Sobre a COPA

A COPA é a única organização que reúne as Assembleias Legislativas e Parlamentares dos Estados Unitários, Federais, Federados e Associados, bem como os parlamentos regionais e as organizações interparlamentares de todas as Américas.

Fundada em 1997 para oferecer um contrapeso parlamentar às discussões em torno do processo de integração continental, a COPA busca a reativação de suas atividades, após os anos marcados pela pandemia e ausência de atividades oficiais.

A UNALE é co-fundadora da COPA e, atualmente, sedia uma das três Secretarias que coordenam suas atividades, sendo a deputada Ivana Bastos (BA), a secretária executiva no Brasil.

Por Juliana Freitas/UNALE

Compartilhe!