Search
Close this search box.

A Unale representou os parlamentares estaduais brasileiros na última reunião do Parlamento do Mercosul no ano. Na ocasião, em conjunto com a UPM, foram discutidos os temas que envolvem a nova representação brasileira a partir de 2011. Foi proposto pelo então Dep. Estadual Edson Andrino (SC) que na nova participação brasileira fosse reservado um espaço para os deputados estaduais, com embasamento na representatividade regional que os deputados possuem e pela convivência diária com os problemas locais e das regiões de fronteiras.

Representando a UNALE, o Deputado Clóvis Ferraz manifestou-se ressaltando que a UNALE e a UPM estão há muito tempo acompanhando as atividades do parlamento e que a verdadeira representatividade da povo brasileiro seria atingida se uma parte da delegação brasileira fosse ocupada pelos parlamento regionais. “Sempre defendemos que a representação democrática do parlamento só ocorrerá com a eleição direta dos seus membros. Mas, se o Congresso Nacional optar por indicar alguns membros até que ocorram as eleições diretas, achamos legítimo que as Assembléias Legislativas e a Câmara Distrital participem desse importante instrumento de fortalecimento do Mercosul”, enfatizou o parlamentar.


A mesma proposta tem o apoio dos parlamentos regionais da Argentina que encaminharam proposta com o mesmo teor a representação daquele país. Esse assunto da indicação dos novos membros da representação brasileira tem sido motivo de discussão entre as representações do Paraguai, Uruguai e Argentina. Os demais países temem que a indicação de representantes brasileiros sem mandato conferido pelo voto popular possa enfraquecer o parlamento nesse importante processo de consolidação e repercutir negativamente na comunidade internacional.

Outros assuntos também fizeram parte da reunião ordinária do Parlamento, como a criação da Corte de Justiça, orçamento para 2011 e cronograma de implantação da proporcionalidade.

Participaram do evento os seguintes Parlamentares Estaduais: Secretário Geral da UNALE, Deputado Clóvis Ferraz (BA); Presidente do Bloco Brasileiro da UPM, Deputado Edson Andrino (SC); Presidente da Comissão do Mercosul da ALRS, Deputado Paulo Azeredo, Deputado Nelson Harter (RS), Deputado Miki Breier (RS), Deputado Elizeu Mattos (SC) e Romilton Moraes (GO).

Compartilhe!