Search
Close this search box.
Lançamento marca a comemoração de 186 anos de história da Assembleia

A presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), participou na tarde desta quinta-feira (01), do lançamento online do projeto intitulado Lideralepe, com o objetivo de ajudar na formação de novas lideranças no estado. O projeto vai oferecer mais instrução para aquelas pessoas que pretendem ingressar na política, ensinando as melhores tendências e inovações na forma de liderar.

Em seu discurso no evento, que também marca a comemoração dos 186 anos de história da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a presidente Ivana enalteceu a iniciativa. “Em 2020 estive na Alepe para entregar o troféu Assembleia Cidadã, vencido pela Casa e que demonstra o interesse em se ter um parlamento humanizado”, iniciou.

Ivana ainda pontuou que “a ação inovadora da Assembleia conta com o apoio total da Unale, uma vez que também estamos renovando nossos processos, criando novas oportunidades para os parlamentares e assessorias e focando em uma gestão para inovação, educação e criação de oportunidades que fortaleçam o parlamento e a política nacional”.

O presidente da Alepe e membro efetivo da Unale, deputado Eriberto Medeiros (PP-PE), falou que “precisamos de uma agenda propositiva para oxigenar a política e conectar nossos municípios aos grandes debates nacionais, dando oportunidade de todas as pessoas se qualificarem e aperfeiçoarem seus conhecimentos. Uma vez que, só se pratica a boa política quando modernização, geração de emprego, universalização da educação e demais temas estão na boca do povo, como propõe o Lideralepe”.

Sob responsabilidade da Escola do Legislativo da Assembleia (Elepe), o programa será composto por palestras, seminários, fóruns de capacitação e diversas atividades correlatas com o cenário de liderança tecnológica.

Todo o trabalho é desenvolvido em parceria com a Coordenação do curso de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco, como lembrou o professor da instituição e Secretário de Saúde de Pernambuco, Adriano Oliveira. “Percebi em sala de aula o interesse das pessoas por debater temas políticos, assim surgiu a ideia de se formar uma escola de líderes, com papel de trazer para a Alepe, pessoas que querem contribuir com a democracia”, disse.

Entre as personalidades de destaque do curso, estará o estrategista político com experiência em mais de 450 campanhas eleitorais, em 25 países, Antonio Sola, responsável hoje pela palestra sobre a “Globalização e Transformação Digital”. O evento ainda contou com a participação de diversos parlamentares da Casa, bem como secretários estaduais, vereadores, juízes, defensores e agentes políticos do estado.

 

CRIADOR DE PRESIDENTES

Conhecido como o “Criador de presidentes”, o estrategista político Antonio Sola falou sobre o processo de extinção da velha política e criação do que intitulou de Humanítica, a política focada em pessoas, no senso comum e na boa vontade. “Esse projeto é essencial para construir lideres com sentido comum, criada a partir da política do século XXI, iniciou Sola.

O palestrante ainda falou sobre as sete mudanças que têm ocorrido: a era do entretenimento político, a substituição do povo pelo público, a mudança da inteligência intelectual e coletiva, o voto cerebral x voto popular, a importância da comunicação e informação, as relações de persuasão e comunicação, e por fim, a era do propósito, onde a pessoa está antes da política.

“A política tem que fazer sentido para as pessoas e trazê-las felicidade. No mundo em que vivo, sempre digo que antes da comunicação está a política e antes da política está a comunidade, o pensamento coletivo. Temos que aceitar a mudança e fazer dela uma ferramenta para uma sociedade melhor”, explicou Sola.

 

LIDERA ALEPE

O projeto, inicialmente, será realizado em forma de curso à distância e disponibilizado para toda a população. O objetivo é alcançar cerca de 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco, com meta de formar ao menos 1200 alunos ainda no primeiro semestre de 2021.

A programação também conta com conteúdo sobre o sistema eleitoral brasileiro, comunicação e democracia, o papel do Legislativo na democracia, gestão democrática, políticas públicas em saúde, o Brasil no ambiente internacional, processo legislativo e outros.

As inscrições estão abertas para o primeiro curso de Desenvolvimento de Lideranças, com início no dia 14 de abril e carga horária de 64 horas-aula. Vereadores, prefeitos, secretários municipais, líderes comunitários, estudantes dos ensinos médio e superior e outras pessoas interessadas podem se inscrever de forma gratuita no portal da Elepe.

Camila Ferreira e Marina Nery/ Ascom Unale

Compartilhe!