O presidente da Comissão de Defesa Social, deputado Delegado Cavalcante (PDT-CE), e o representante da Assembleia Legislativa do Ceará, Antônio José Peixoto, representaram a Unale em mais uma reunião para debater a Emancipação dos Municípios.

A reunião aconteceu no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. O diferencial dessa reunião, foi a presença de dois estudiosos estrangeiros. Um deles é Jacobus Wilhelm de Wisser, que é da África do Sul e Coordenador de Governo local de seu país. O outro é Vishwa Nath Alok, conselheiro do governo indiano e assessor do Comitê de Ministro da União e do Estado na Índia.

Os palestrantes explicaram como funciona a emancipação municipalista em seus países e fizeram comparações com as emancipações que o Brasil pretende conquistar, sendo que na Índia, o que eles precisam é a criação de novos estados, destacou o palestrante indiano.

Participaram da reunião, representantes do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), especialistas em urbanização das universidades federais de diversos estados brasileiros, do SAF (Subsecretaria de Assuntos Federativos), ABM (Associação Brasileira de Municípios), CNM (Confederação Nacional dos Municípios), da Secretaria Executiva de Estado do Planejamento, das secretarias de planejamento de diversos estados brasileiros, da Câmara dos Deputados, dos Ministérios da Integração Nacional, da Fazenda e das Cidades, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Compartilhe!