chile_2A comitiva da Unale, formada pelo presidente da Entidade, deputado José Luis Tchê (PDT/AC), e os deputados Miki Breier (PSB/RS), Luciano Nunes (PSDB/PI), Wanderley Dallas (PMDB/AM), Artagão Júnior (PMDB/PR), Edson Brum (PMDB/RS) e Zilá Breitenbach (PSDB/RS), está participando em Lima, no Peru, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 20, que tem por objetivo traçar novas metas mundiais para conter a elevação da temperatura global. Os parlamentares estão participando da conferência desde domingo (7). O evento vai até o dia 12.

Os debates em Lima acontecem em meio à possível confirmação de que 2014 pode ser o ano mais quente já registrado desde 1880, e à ocorrência de fenômenos extremos do clima em diversas partes do mundo.

Objetivos – Os representantes de mais de 190 governos que integram Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês) articulam por um documento que vai obrigar por força de lei seus signatários a tomar medidas para frear a elevação da temperatura global. O texto tem que ser aprovado e assinado até o final de 2015, durante a COP 21, em Paris, e seu conteúdo passará a vigorar a partir de 2020. O evento realizado no Peru serve como um rascunho deste novo tratado.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o IPCC, é necessário cortar de 40% a 70% as emissões em relação ao nível de 1990 para que, até 2050, termos chance de conter a elevação da temperatura em 2ºC. A temperatura média da Terra já subiu 0,85ºC com relação à era pré-industrial.

Fonte: Victor Almeida / com colaboração da ASCOM Unale

Compartilhe!