Em missão internacional, os membros da UNALE se reuniram nos dias 11 e 12 de março, na Confederação Parlamentar das Américas (COPA), na Assembleia Nacional de Quebec, no Canadá para realizar Reuniões Constitutivas, elaborar a reestruturação e decidir os rumos da entidade.

Durante o encontro, os integrantes da delegação da UNALE foram eleitos para ocupar seis posições do Comitê Executivo da COPA.

O presidente da entidade, deputado Sérgio Aguiar (CE), assumiu a representação dos parlamentos regionais e organizações interparlamentares. Seu papel é de convocar e administrar as reuniões do Comitê Executivo, zelando pelas regras impostas pelo Estatuto da organização.

A deputada Ivana Bastos (BA) permanece como secretária executiva da COPA, que tem como função coordenar, acompanhar e implementar das resoluções que cabe ao Comitê Executivo da Assembleia Geral.

A deputada Camila Toscano (PB) assumiu a presidência da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, que tem como objetivo conduzir mulheres parlamentares a levantar discussões e promover causas femininas com a finalidade de incentivar a representatividade das mulheres e levar os debates para serem analisados na Organização das Nações Unidas (ONU).

A deputada Tia Ju (RJ) assumiu o cargo de representante regional da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, onde irá preservar as conquistas das mulheres buscando à igualdade de gênero.

O deputado Olyntho Neto (TO) foi eleito representante regional da América do Sul, cabe ao representante desenvolver e manter vínculos de comunicação entre os parlamentares e os parlamentos, com atenção parlamentar e política sobre sua área de atuação.

O deputado Roosevelt Vilela (DF) assumiu a posição de representante da UNALE como primeira organização interparlamentar associada à COPA. Sua função será buscar uma maior integração entre os países americanos, bem como a promoção de ações conjuntas e o intercâmbio de boas práticas adotadas em benefício dos cidadãos.

Sobre a COPA

A COPA é a única organização que reúne as Assembleias Legislativas e Parlamentares dos Estados Unitários, Federais, Federados e Associados, bem como os parlamentos regionais e as organizações interparlamentares de todas as Américas.

Fundada em 1997 para oferecer um contrapeso parlamentar às discussões em torno do processo de integração continental, a COPA busca a reativação de suas atividades, após os anos marcados pela pandemia e ausência de atividades oficiais.

A UNALE é co-fundadora da COPA e, atualmente, sedia uma das três Secretarias que coordenam suas atividades, sendo a deputada Ivana Bastos (BA), a secretária executiva no Brasil.

Por Michele Gonçalves/ Ascom Unale

Compartilhe!