A UNALE estará presente na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios a partir desta terça-feira (21). A entidade firmou parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), organizadora do evento, e, por isso, marcará presença no evento que acontece no Centro Internacional Convenções de Brasília (CICB), em Brasília, ao longo desta semana.
A 25° Marcha dos Prefeitos reunirá como principais pautas as discussões a respeito da desoneração da folha de pagamento dos municípios, pacto federativo, movimento das mulheres municipalistas, impacto dos programas federais para os municípios, além dos desafios municipais no enfrentamento das mudanças climáticas, com atenção especial a tragédia ambiental que ocorreu neste mês no Rio Grande do Sul.
Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios acontece desde 1998 e chega a sua 25ª edição em 2024. Além do crescimento do público, que passou de cerca de duas mil pessoas para mais de 11 mil, o encontro também escalou em importância política no Brasil. A expectativa para este ano é novamente receber as principais autoridades do país, como: o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; além do presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Desde a sexta edição, realizada em 2003, o presidente da República participa do evento in loco. Assim como outras autoridades dos Três Poderes, como os presidentes da Câmara e do Senado, ministros e parlamentares.
Nos últimos 26 anos, o tradicional evento ocorreu sempre anualmente, com exceção dos anos de 2020 e 2021, que foram afetados pela pandemia da Covid-19. O encontro ocorre entre os dias 20 a 23 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Confederação Nacional de Municípios (CNM)
Organizadora da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a CNM é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de fevereiro de 1980.
O objetivo da CNM é consolidar o movimento municipalista e fortalecer a autonomia dos municípios. A entidade também procura ser referência mundial na representação municipal, a partir de iniciativas e técnicas que busquem a excelência na gestão e a qualidade de vida da população.
Por Gabriel Spies/Ascom UNALE