As deputadas Celise Laviola (MG) e Goretti Reis (SE), representaram a Unale em Denver, Estados Unidos, na Conferência Legislativa da NCSL, entidade americana congênere à Unale e que reúne parlamentos e parlamentares de diversos países do mundo.

No evento que congregou 4.700 participantes, as parlamentares fizeram parte de discussões e reuniões com líderes e representantes mundiais, onde trataram de temas como liderança feminina, combate ao tráfico de pessoas, democracia, capacitação, treinamentos no legislativo e imigração.

As deputadas também representaram a Unale em reuniões privadas a convite do Comitê executivo da NCSL, onde foram discutidos projetos em parceria entre as duas entidades com o intuito de promover maior integração e intercâmbio entre parlamentares norte americanos e brasileiros, além de confirmarem a participação americana na Conferência da Unale, que acontece em Novembro, na cidade de Recife – PE.

“Esta reunião a convite da diretoria executiva da NCSL nos mostra a importância, a força e a representatividade que a Unale tem no cenário político mundial”, explicou a deputada Celise Laviola.

As parlamentares também estiveram em reunião privada no Consulado do Brasil em Atlanta, onde trataram sobre as diásporas brasileiras na região, a imigração e as leis que vêm sendo aprimoradas nos diversos estados americanos, que podem servir de inspiração para que o Brasil esteja pronto para absorver a chegada de imigrantes e de brasileiros repatriados.

“Tivemos a oportunidade de acompanhar discussões em diversos temas importantíssimos que nos permitem enriquecer e agregar aos nossos mandatos, levando essas experiências positivas de democracia para o nosso país”, concluiu a deputada Goretti Reis.

Também esteve presente na conferência em Denver, o deputado sergipano João Marcelo (SE), que acompanhou as discussões ocorridas ao longo da conferência. “Neste momento de crise é importante que a gente traga a mensagem de que o nosso país tem potencial para fazer a diferença neste cenário”, comentou.

Os intercâmbios internacionais promovidos pela Unale, têm como objetivo proporcionar aos legisladores a oportunidade de conhecer, discutir e buscar, através de experiências e práticas positivas de diversas nações, políticas públicas que permitem aprimorar seus mandatos em favor dos estados e do país.

Por Juliana Freitas/ Relações Internacionais da Unale
Compartilhe!