“Convocamos todas as mulheres e parlamentares a fazerem coro em suas Casas Legislativas, diariamente, para promovermos a participação feminina nos espaços de poder”, foi com este chamado da presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), que se iniciou a abertura do ciclo de superlives em prol das mulheres, promovido pela Secretaria de Mulher da entidade, na noite desta segunda-feira (08).

Com a temática central intitulada “Conquistas Femininas no Espaço de Poder”, a presidente da Pasta, deputada Janete de Sá (PNM-ES) iniciou a conversa online com uma série de relevantes questionamentos sobre o segmento, para a presidente Ivana, parlamentar em seu terceiro mandato como deputada estadual.

Ivana contou um pouco da sua trajetória política e como conviveu com as dificuldades para se firmar no cenário político, adversidade muitas vezes vividas apenas pelo fato por ser mulher. “A pressão por ser mulher e querer atuar na política foi tanta, que depois de ser eleita, após já ter perdido três eleições, mesmo sendo a mais votada do partido, uma delas por 11 votos, me fez duvidar se, de fato, eu era capaz de comandar o mandato para o qual fui escolhida com legitimidade”, destacou a parlamentar.

Sendo a primeira mulher eleita com mais votos no estado baiano, Ivana ressaltou que a luta contínua das mulheres é crucial para enfrentar as inúmeras dificuldades no ambiente político.

Na oportunidade, Janete questionou se a mulher tem avançado neste espaço e Ivana afirmou que sim, mas ainda “de maneira lenta” e reforçou que a falta de apoio tem sido um grande gargalo para a maior presença de mulheres na política.

Além do importante papel agregador das Unale para que o cenário político tenha mais mulheres ativas, outros pontos foram destaques abordados na entrevista, que pode ser conferida na íntegra no canal do Youtube da entidade (TV Unale).
Os encontros onlines continuam, o próximo será hoje (09), às 20h, e contará com a participação da deputada Camila Toscano (PSDB-PB), vice-presidente da Secretaria de Mulher da Unale e Patrícia Aguiar (PSD-CE), prefeita de Tauá-CE.

Acesse o conteúdo na íntegra: TV Unale. 

 Camila Ferreira/ Ascom Unale

Compartilhe!