Um prêmio que irá promover o incentivo à promulgação de ações e projetos que busquem modernizar o legislativo estadual brasileiro. Este é o intuito do Prêmio Assembleia Cidadã, pelo qual a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES) recebeu na tarde desta terça-feira (22), o cheque simbólico no valor de R$20 mil para ser aplicado no projeto ganhador da categoria Atendimento ao Cidadão, intitulado Espaço Assembleia Cidadã.

Além do cheque, a Casa Legislativa também recebeu a placa com o selo Assembleia Cidadã e o troféu que ficará exposto no local por um ano.

O ex-presidente da Unale, deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), idealizador do Prêmio, esteve presente na sessão plenária de entrega e ressaltou a importância das Assembleias Legislativas estarem à disposição do cidadão.

“A Unale fica muito feliz em entregar o Prêmio na categoria Atendimento ao Cidadão à Assembleia do Espírito Santo, que foi eleita uma das mais transparentes do País”, ressaltou o parlamentar.

Em seguida, o presidente da Ales, deputado Erick Musso (Republicanos-ES), falou emocionado, da relevância para a Casa, o recebimento do selo Atendimento ao Cidadão. Segundo Musso, o projeto Espaço Assembleia Cidadã é o reflexo de diversas mudanças positivas que a ALES vem passando nos últimos anos, na busca pela melhoria constante da prestação de serviços públicos à população capixaba.

Para Musso, “é gratificante ver que o trabalho dos servidores legislativos e dos parlamentares tenha sido reconhecido pela Unale, que é a instituição mais importante do país na valorização do trabalho parlamentar”. Na oportunidade, também foi destacado o fato da Assembleia ser, hoje, uma das mais transparentes do Parlamento Estadual.

Ao finalizar a solenidade de entrega, a deputada estadual e presidente da Secretaria de Mulher da Unale, Janete de Sá (PMN-SE), disse que a Casa se sente lisonjeada pela representação nacional que a Unale promove em prol da vida, combatendo o suicídio, a automutilação e a violência contra a mulher.

Prêmio Assembleia Cidadã

A primeira edição do Prêmio foi promovida no ano de 2019, na qual as Assembleias aptas enviaram projetos para serem analisados pela comissão avaliadora da proposição. Incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria do serviço para a sociedade como um todo, foram os principais objetivos da premiação.

Categorias

GESTÃO: Premiou o melhor trabalho que tratou dos processos que visaram a diminuição do custo nas atividades do Parlamento;

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: Premiou o melhor trabalho para as iniciativas e ações que promiveram, diretamente, atendimento ou serviço de qualidade, prestados pela Assembleia Legislativa, ao cidadão;

PROJETOS ESPECIAIS: Premiou o melhor trabalho que focou a valorização da vida do cidadão, em um âmbito externo das ações normais do Parlamento.

Camila Ferreira/ Ascom Unale