A entidade passa a ser presidida pelo deputado Diogo Moraes (PE)

Na manhã desta terça-feira (17), aconteceu em Brasília a posse da Diretoria Executiva da Unale que estará em exercício durante o ano de 2023. A Força do Parlamento Estadual foi o slogan definido para esta gestão.

O novo presidente da entidade, deputado Diogo Moraes, agradeceu a presença de todos e destacou a principal missão da instituição. “A Unale vem ao longo dos seus 26 anos de existência, justamente, para mitigar os interesses das Casas Legislativas e dos deputados estaduais”, destacou em sua fala inicial.

Ainda, o parlamentar abordou a importância da união entre as Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa, Unale e entidades governamentais, como o Judiciário e Ministérios. “A gente quer ter cada um de vocês no dia a dia da Unale, para que assim possamos saber a forma de atuar. Queremos estar presentes em todas as discussões. Nós teríamos aqui um discurso único para aproveito de todos os estados”, ressaltou Diogo Moraes.

Durante o primeiro encontro da nova diretoria, os parlamentares puderam trocar experiências e pontos que precisam de atenção. Como exemplo, a deputada Tia Ju (RJ) contou sobre a importância dos filiados aderirem ao Fundo de Assistência Parlamentar (FAP), seguro de vida criado pela Unale para os seus associados, e uma experiência que viveu.

“Eu tenho um exemplo de como foi importante essa contribuição ao FAP. Quando os nossos colegas partiram, durante a pandemia, eu estava como secretária. Uma dessas famílias, em lágrimas, agradeciam. Mas esse agradecimento devia ser dado ao deputado que teve a preocupação de se filiar a Unale e contribuir com o FAP, pensando na família”, compartilhou a deputada estadual.

A reunião contou também com momentos de fortes emoções. A ex deputada Celise Laviola, que durante anos contribuiu com a Unale, não estará presente na nova legislatura. Ela parabenizou o atual presidente pelo trabalho que está sendo iniciado e compartilhou sobre sua trajetória na entidade

“A importância do parlamentar estadual é incontestável. Nós precisamos ser reconhecidos e valorizados como tal. E tem sido tema daqui, da Unale. Não podemos perder esse foco de ter visibilidade e de fortalecer a Unale, porque é através dela que a gente consegue mostrar a força que a gente tem”, disse Celise Laviola.

Também estiveram presentes na cerimônia oficial de posse, de forma presencial, os deputados: Ernani Polo (RS), Adjuto Afonso (AM), Ivana Bastos (BA), Edna Auzier (AP), João Luiz (AM), Sérgio Aguiar (CE), Tadeuzinho Leite (MG), Zé Laviola (MG), Chiara Biondini (MG), Marcelo Santos (ES), Wellington do Curso (MA), Gustavo Santana (MG), Camila Toscano (PB), Gustavo Carvalho (RN), Vilmar Zanchin (RS), Luizinho Goebel (RO), Rodrigo Minotto (SC), Alex de Madureira (SP), Georgeo Passos (SE), José Luís Tchê (AC), Gabriel Picanço (RR), Jory Oeiras (AP), Ana Cunha (PA), Valdemar Júnior (TO), Eduardo Carneiro (PB), Luciano Pimentel (SE), Joel da Harpa (PE), Diogo Senior (AP), Adolfo Brito (RS), Samuel Carvalho (SE), Eduardo Carneiro (PB), Luiz Gonzaga (AC) e Diogo Senior (AP).

Já, de forma virtual, marcaram presença os deputados Anibelli Neto (PR), Amarildo Cruz (MS) e Gustavo Carvalho (RN).

Por Malu Souza / Ascom Unale

Compartilhe!