whatsapp-image-2019-01-30-at-16-38-301Na manhã desta quarta-feira, 30, o presidente da Unale, deputado Ciro Simoni (PDT-RS) transmitiu a gestão da entidade para o deputado Kennedy Nunes (PSD-SC). Os parlamentares exercem mandato compartilhado, visto que o até então presidente, Ciro Simoni não se candidatou para nenhum cargo eleitoral no último pleito.

O novo presidente da entidade destacou que a gestão irá continuar promovendo a integração das Casas Legislativas Estaduais e a valorização dos parlamentares filiados, que juntos, somaram cerca de 48 milhões de votos nas eleições de 2018.

A promoção de debates de relevância nacional e internacional como as temáticas de saúde pública, paradiplomacia, segurança pública e pacto federativo também serão carro-chefe entre as principais bandeiras da instituição.

“Ampliaremos de maneira contínua o fortalecimento do poder legislativo estadual e o efetivo cumprimento das normatizações propostas nas Casas Legislativas. O apoio aos parlamentares filiados será estabelecido efetivamente e será fortalecida a parceria e a integração do Legislativo Estadual com o Governo Federal, para que assim seja promovido o desenvolvimento econômico e social de todos os estados brasileiros”, defendeu o novo presidente.

Perfis

Ciro Simoni

Filiado à Unale desde a sua fundação, em maio de 1996, o médico gaúcho Ciro Simoni chegou em 2018 à presidência da entidade. Eleito por seis mandatos como deputado estadual, Simoni já atuou como prefeito e vice-prefeito do município de Osório e foi secretário de saúde por três anos. Na Unale, buscou estreitar a relação com as Assembleias através da capacitação e qualificação dos parlamentares e dos servidores do Poder Legislativo.

Kennedy Nunes

Eleito por quatro mandatos consecutivos, o catarinense Kennedy Nunes, que já atuou como vice-presidente da Unale, assume agora no comando da entidade.  Também jornalista, Kennedy já atuou no rádio e na televisão. Iniciou a vida pública em 1993, como secretário municipal de Desenvolvimento Comunitário de Joinville e foi vereador em Joinville por dois mandatos.

Unale

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, fundada em 1996, é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega a união dos 1059 deputados estaduais da República Federativa Brasileira.

A entidade prima pela consolidação dos ideais comuns que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população.

Atualmente, a Unale é a única entidade com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (SFT) de representação dos 1059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

Neste sentido, a Unale tem a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundir a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do país.

Camila Ferreira/ Ascom Unale
Compartilhe!