Unale em Ação: Entidades legislativas participam do I Fórum Parlamentar Transatlântico

internacional-26-11Entidade legislativas de todo o mundo se reuniram, no último dia 22 de novembro, no primeiro Fórum Parlamentar Transatlântico, realizado em Portugal, pela Conference of European Regional Legislative Assemblies (Calre).

O Fórum reuniu as organizações representativas dos parlamentos subnacionais e dos parlamentos das ilhas do atlântico, para debater a situação atual e os desafios futuros da cooperação transatlântica.

O primeiro painel, que debateu as ‘Regiões, Províncias e Estados – Relações Transtlânticas’, teve como oradores o presidente da Unale, deputado Ciro Simoni (PDT-RS), Brasil; a Senadora Toi Hutchinson, presidente da Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais (NCSL), Estados Unidos da América; o Vice-Presidente Bruno Pigozzo, representante da Conferência dos Presidentes das Assembleias Legislativas das Regiões e das Províncias Autónomas, Itália e Andreas Kiefer, Secretário-Geral do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.

O tema do segundo painel versou sobre as ilhas e o seu papel no Atlântico, tendo como oradores Jorge Pedro Maurício dos Santos, Presidente da Assembleia Nacional da República de Cabo Verde; Carolina Darias, Presidente do Parlamento das Canárias e José Lino Tranquada Gomes, Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira.

O contributo das instituições para a ligação transatlântica foi o tema do último painel e contou com as intervenções de Rodrigo Oliveira, antigo membro do Governo dos Açores e Professor Assistente Convidado na Universidade dos Açores e de Jorge Gabriel, Administrador da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Ascom Unale/ Com informações da assessoria parlamentar
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo