Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ao longo do ano, a Unale apoia diversas campanhas ligadas à área da saúde, como o Março Roxo – combate do preconceito à epilepsia; o Setembro Verde – incentivo à doação e órgãos; o Outubro Rosa – prevenção e combate ao câncer de mama; o Novembro Azul – conscientização sobre a importância de se prevenir o câncer de próstata e o Dezembro Vermelho – combate à AIDS e demais DST’s.

No primeiro ano de adesão à ação, diversas Assembleias aderiram à campanha do Março Roxo e junto com a Unale, por meio da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia (Fpidp), buscam promover o combate ao preconceito da epilepsia.

Nesta semana, a Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Congresso Nacional, o Tribunal de Contas do Distrito Federal, o Palácio do Buriti e as Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais receberam a iluminação roxa, cor escolhida para a campanha do mês, em homenagem ao Purple Day, comemorado no dia 26 de março, como o dia mundial dedicado à conscientização das pessoas sobre a epilepsia e o combate ao preconceito.

Ainda no decorrer do mês, estão sendo promovidos diversos debates em alusão ao tema, como audiências públicas estaduais e seminários. Na Câmara Legislativa do DF já foi promovida audiência e as Assembleias Legislativas de Minas Gerais e do Amapá, são algumas das Casas que realizarão o debate.

A Unale promove a disseminação das informações sobre as doenças relacionadas às campanhas, amplia o debate e fortalece a criação de políticas públicas voltadas para uma saúde pública de excelência no país.

Purple Day

O Purple Day, ou “Dia Roxo”, é realizado no dia 26 de março, é um dia de esforço internacional dedicado à conscientização das pessoas sobre a epilepsia e o combate ao preconceito em todo o mundo. Esse dia foi criado por uma criança de nove anos de idade, Cassidy Megan, de Nova Escócia-Canadá, juntamente com a Associação de Epilepsia da cidade.

Camila Ferreira/Ascom Unale
Compartilhe!