whatsapp-image-2018-08-15-at-09-52-30Iniciadas as atividades do primeiro dia do grande Encontro sobre Governança Pública nos Parlamentos, promovido pela Unale, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), com o Senado Federal e com a Câmara dos Deputados.

Durante a cerimônia de abertura, na manhã desta quarta-feira (15), o presidente da Unale, deputado Ciro Simoni, deu boas-vindas aos participantes e agradeceu a presença de todos neste projeto, que busca oportunizar o aprimoramento da competência de procuradores e diretores das Casas Legislativas e dos órgãos ligados ao poder legislativo.

“É essencial a presença de todos aqui neste Encontro para que possamos discutir a implantação da governança pública eficaz nos estados”, ressaltou Simoni.

Em seguida, o ministro do TCU, Augusto Nardes, falou sobre a importância da parceria com a Unale para promover encontros como este, focados na discussão da governança pública no país, elemento que ele acredita ser crucial para uma gestão promissora. “A liderança da Unale é muito crucial para implementar a governança em cada estado, um modelo com qualidade padronizada, porém adaptado com a realidade de cada região”, destacou.

Para o ministro, a entrega dos produtos de saúde, educação e segurança à sociedade tem sido um dos grandes problemas da eficácia da governança pública na atualidade.

Contextualização pública, boas práticas e política nacional foram os segmentos da governança explanados durante esta manhã.

Pela tarde, dando prosseguimento à programação, a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, falou sobre a gestão bem sucedida da Casa sobre os planos de contratações e gastos. Na ocasião, a gestora também falou da carta-compromisso elaborada com a colaboração de todos os colaboradores do Senado, que juntos, propuseram quais as ações que poderiam ser realizadas para torná-lo referência de trabalho. “A gestão estratégica no planejamento da mudança foi implantada em 2011 e em 2013, o que resultou em um mapa estratégico que estará vigente até a próxima década”, explicou Trombka.whatsapp-image-2018-08-15-at-15-12-34

A diretora também citou os compromissos do Senado que foram determinados após consulta interna, dentre eles estão: o parlamento, a excelência na prestação de serviços públicos, a qualidade de vida dos colaboradores, a igualdade, a livre disseminação de ideias, a transparência, a responsabilidade na utilização dos recursos públicos, a sustentabilidade, a acessibilidade, a memória do Senado e a comunidade.

Ao final, foi ministrada palestra técnica sobre as ações de suporte à mudança, onde foram apresentadas diversas ações que promoveram o gerenciamento eficaz e a eliminação dos processos de despesas.

Camila Ferreira/Ascom Unale